Think Thank Banco Popular
 


Domingos Santos

Presidente da Direcção, FNOP
   

Domingos Santos é o atual presidente da Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas. Desde Janeiro de 1998 que ocupa o cargo de Director da Cooperativa Agrícula Frutoeste, passando a desempenhar o cargo de Presidente da Direcção a partir de Julho de 2001. Em 2009 assumiu a pasta de presidente da direcção da Federação Nacional de Produtores e Hortículas. É também membro da direcção da CAP desde 2011.



João Ortigão Costa

CEO, Sugal-Group

Iniciando a sua formação em Hotelaria no Centro Internacional de Glion (Suíça), efetuou vários estágios em hotéis de renome internacional em Paris, Londres e Mónaco, tendo regressado a Portugal para ingressar na cadeia de hotéis Tivoli onde durante alguns anos exerceu cargos de direção.Regressou à Suiça uns anos mais tarde, para consolidar a área da Gestão de Empresas na Universidade de Lausanne (“Hautes Études Commerciales”) para abraçar o desafio de levar a empresa, fundada pelo seu pai e avô, mais longe! Assim, em 1998 ingressou na Sugal como Administrador executivo e desde 2001 exerceu o cargo de CEO, cargo que manteve ate finais de 2013. Com a importância crescente das unidades no exterior assume desde o início de 2014 a liderança Internacional da “Sugal – Group”.



João Miranda

Presidente, Frulact

João Miranda é natural de Roriz, Barcelos, onde nasceu há 50 anos. Desde cedo chamou a si a paixão de empreender. Fundou em 1987, juntamente com o seu pai e irmão, a Frulact, empresa que preside e que, sob a sua gestão, alcançou reputação e notoriedade internacional, sendo hoje um dos 5 principais players a nível mundial do sector. Na área da responsabilidade social, participou na génese e implementação do Pólo de Competitividade e Tecnologia do sector Agroindustrial, PortugalFoods, tendo presidido de, 2009 a 2012, ao Conselho de Administração. Fundou a associação Centro Zulmira Pereira Simões, Instituição de Solidariedade Social, IPSS a que preside, e é secretário da Mesa da Assembleia Geral da COTEC, presidida pelo Presidente da República Professor Marcelo Rebelo de Sousa. Foi agraciado com diversas condecorações pelas suas capacidades de liderança e gestão. Em 2010, recebeu do INSEAD o Prémio de Entrepreneurship e, um ano depois, recebeu o Prémio de Líder do ano nas Novas Tecnologias pelo Best Leader Awards. Mais recentemente, foi condecorado com a Comenda da Ordem do Mérito Empresarial - Classe do Mérito Industrial, atribuída pelo ex-Presidente da República Portuguesa, Professor Aníbal Cavaco Silva.


Jorge Soares

Administrador Executivo, Campotec

Natural de Alcobaça, Jorge Soares licenciou-se em Agronomia e especializou-se em fruticultura. Administrador e  accionista da Organização produtores Campotec SA, com os pelouros inovação e I&D, acessória técnica, internacionalização (Brasil) e área negócio fruta. Administrador da Campotec Prodí empresas de produção de fruta no Alentejo do grupo Campotec; Administrador da Campotec Agro empresas de produção horticolas no Ribatejo e Alentejo, do grupo Campotec; Administrador da Campotec IN, inovação, investigação, desenvolvimento e distribuição, grupo Campotec. É também administrador e acionista de 3 empresas de produção de fruta no Brasil, e de duas empresas familiares de produção de maçã de Alcobaça IGP e pera rocha do Oeste DOP na região de Alcobaça. É também Presidente da Associação de produtores de Maçã de Alcobaça e do Clube de Maçã de Alcobaça.



Martin Stilwell

CEO, Italagro Group

Martin Stilwell nasceu em Lisboa (Portugal). Licenciou-se em “Agricultural Botany” na Universidade de Reading (UK) e é doutorado em “Plant Breeding and Genetics” na Universidade de Cambridge (UK). A sua atividade profissional começou em 1970 na Tomato Breeder in The Overseas Agricultural Development Department of HJ Heinz; Em 1992 juntou-se à Boschi Luigi and Figli (Parma Italy) e tornou-se CEO da Portugal – Italagro S.A., cargo que ocupa até hoje. Atualmemte é director da Associação Portuguesa de Transformação do Tomate, director da Amitom e Presidente Conselho Internacional de Transformação de Tomate, que reúne todas as associações regionais e nacionais de processo e transformação de tomate.