Think Thank Banco Popular
 


O primeiro Think Tank  da iniciativa Mais Portugal, a realizar em Maio de 2015, será dedicado ao tema AGRICULTURA.

O Think Tank  contará com a participação de: 



Amândio Santos
 
Presidente, Portugal Foods
 
Amândio Santos é actualmente Presidente e Administrador da Portugal Foods. Foi Assessor da Direcção ANAPO – Associação Nacional dos Produtores de Ovos, Presidente do Comité Técnico para elaboração de projecto lei para tratamento das cascas de ovo resultantes das indústrias de ovoprodutos e Membro do Comité Técnico para elaboração do Código de Boas Práticas para a Indústria de ovoprodutos, ambos apresentar pela EEPA na Comissão Europeia. Foi Conselheiro delegado da Ovofoods, Gerente da Docereina, Director geral e Administrador da Derovo e exerceu funções de Director Comercial na Imporjan. Tem o curso de Contabilidade e Administração pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro. 
 
 

António Serrano
 
Professor Catedrático, Univ. Évora, Ex-Ministro da Agricultura

António Serrano, Professor Catedrático em Gestão na Universidade de Évora, Ministro da Agricultura do Desenvolvimento Rural e Pescas no XVIII Governo Constitucional, Deputado na Assembleia da República entre Junho de 2011 e Maio de 2013, Administrador de Empresas na Área da Saúde até Dezembro de 2014. 


Firmino Cordeiro
 
Director-Geral, AJAP

Mestre em Economia Agrária e Sociologia Rural pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. Licenciado em Engenharia Agrícola pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Empresário Agrícola em Alfândega da Fé, em olivicultura, é sócio de duas empresas agro-pecuárias de ovinos de leite.Presidente da GLOBALCoop – Cooperativa Agrícola Transnacional, CRL, com Sede na Chamusca, distrito de Santarém desde 2010.
Vice-Presidente do CEJA – Conselho Europeu de Jovens Agricultores no triénio 2001-2003.Director-Geral da AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, tendo sido Presidente da Associação entre 2000 e 2012.Vice-Presidente da AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, entre 1998 e 2000. Delegado da AJAP (Associação dos Jovens Agricultores de Portugal) de Trás os Montes e Alto Douro entre 1995 e 1998



João Machado
 
Presidente da Direcção da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal

João Machado é actualmente Presidente da Direcção da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal e Presidente do Conselho de Administração do CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas. Foi Vice-Presidente da Direcção da CAP e Vice-Presidente da Direcção da Viniportugal – Associação Interprofissional para a Promoção dos Vinhos Portugueses.
 É Membro do Conselho Consultivo do Fórum para a Competitividade, Membro da Direcção da Delegação Nacional Portuguesa da ICC – International Chamber of Commerce, Membro Efectivo do Grupo Consultivo “Política Agrícola Comum” da DG AGRI da Comissão Europeia e Membro Efectivo da PARCA – Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agro-alimentar. É empresário agrícola numa exploração cuja actividade principal é a vitivinicultura e Produtor-Engarrafador e exportador de vários vinhos DOC – Alenquer e Regional Lisboa.



Celeste Patrocínio

Presidente, Adega Cooperativa de Ponte de Lima

Actualmente é Presidente da Direcção da Adega Cooperativa de Ponte de Lima. Foi Secretária-Geral do Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior, Conselheira técnica do Ministro da Educação, Secretária-Geral do Conselho Nacional de Educação, Assessora do Secretário de Estado do Ensino Superior, Adjunta do Director-Geral do Ensino Superior, Administradora da Universidade do Algarve e vogal da respectiva Comissão Instaladora. Possui uma licenciatura em Direito pela Universidade de Lisboa.


Luis Vasconcellos e Souza
 
Presidente, Agromais
 
Concluiu a licenciatura em Engenharia Agronómica em 1978 no ISA, onde tinha sido monitor de diversos grupos de cadeiras. No início da década de 80 é, durante dois anos assistente no ISA. Frequentou um MBA da Universidade Nova de Lisboa no início da década de 90.Em finais da década de setenta começa a desenvolver a sua atividade empresarial no sector agrícola dedicando-se desde logo á produção de cereais de regadio na zona do Ribatejo. Funda, com um grupo de produtores, em 1987 a Agromais da qual continua a ser Presidente. Desde 1992 é também presidente da Anpromis – Ass. Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo. É desde 1997 vice-presidente da CEPM – Conf. Europeia de Produtores de Milho. Fez parte de inúmeros Grupos de Trabalho e de Grupos de Peritos ligados ao setor agrícola, agroalimentar e agroindustrial, designadamente: EU-US Biotechnology Consultative Forum; Avaliação externa do PAMAF; Fórum para a Competitividade; Grupo Permanente do ComitéConsultivo da Agricultura e Ambiente da EU e Grupo de Peritos junto do MADRP/MAMAOT “PAC pós-2013”. É Presidente do Conselho de Administração, Administrador-Delegado e sócio-gerente de várias empresas maioritariamente do setor agrícola e agroindustrial.