Think Thank Banco Popular
 


O segundo Think Tank  da iniciativa Mais Portugal, a realizar em Junho de 2015, será dedicado ao tema TURISMO.

O Think Tank  contará com a participação de: 



Pedro Costa Ferreira
 
Presidente, APAVT

Com atividade profissional no Turismo há mais de 20 anos, do seu percurso destacam-se a direção-geral da Igestur, da Space e a presidência da área de operadores turísticos da Espírito Santo Viagens, onde permaneceu cerca de dez anos. Em 2011 fundou a agência de viagens Lounge Travel, especializada no segmento de lazer de luxo, da qual é sócio-gerente. No mesmo ano foi eleito presidente da APAVT-Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, cargo de que tomou posse em Janeiro de 2012, sendo reeleito em 2014. Também em 2014 foi eleito vice-presidente da ECTAA-Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos e membro do seu conselho estratégico.


João Cotrim de Figueiredo
 
Presidente, Turismo de Portugal   

João Cotrim de Figueiredo, 53 anos, é licenciado em Economia pela London School of Economics e possui um MBA pela Universidade Nova de Lisboa.
Desempenhou ao longo da sua carreira profissional diversos cargos de gestão em empresas de relevo, tendo liderado a Compal e a Nutricafés até 2006. Foi Diretor-Geral da TVI, onde esteve até ao final de 2011. Desempenhou ainda funções de administrador da Jason Associates e da Faber Ventures.
É Presidente do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal desde dezembro de 2013 e foi recentemente eleito Vice-Presidente da European Travel Commission.


José Theotónio
 
CEO, Grupo Pestana

Licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, leccionou durante 13 anos, primeiro como assistente e depois, como regente, as cadeiras de Contabilidade Analítica e Controlo de Gestão naquela Universidade. Também leccionou no Instituto Superior de Gestão Bancária e na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Tendo iniciado a sua carreira profissional na Nutrinveste em 1987, passou pela Lesilan, onde lançou as primeiras unidades em franchising das lojas Lanidor. Foi depois adjunto do Secretário de Estado das Finanças destacado na Secção Especializada para as Reprivatizações, entre 1990 e 1993, e Chefe de Gabinete do Secretário de Estado do Turismo de 1994 a 1995. Entre o final de 1995 e Junho de 2000 desempenhou as funções de Administrador do Fundo de Turismo, tendo acumulado com funções de Administração na F. Turismo – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, SA e na F. Turismo – Capital de Risco, SA. Entre Outubro de 2003 a Agosto de 2005 foi membro da Direcção da ACIF – Associação Comercial e Industrial do Funchal o que o levou a desempenhar a função de Vice-Presidente da Direcção da Associação de Promoção da Região Autónoma da Madeira. Em Outubro de 2000 entrou no Grupo Pestana como Administrador da Holding Grupo Pestana, SGPS com responsabilidade corporativa pelas Áreas Financeira e das Tecnologias da Informação. Ao longo dos últimos anos acumulou com o lugar na Holding, as funções de Presidente da Salvor, Administrador da M&J Pestana e da ITI - principais empresas operacionais na Madeira - Grupo Pestana Pousadas e Brasturinvest. A partir de Março de 2015 foi nomedo CEO do Grupo Pestana.



José Manuel Esteves
 
Diretor-Geral, AHRESP- Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal

É, desde 1997, Diretor-Geral da AHRESP- Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal. Na Hotelaria e no Turismo, desempenhando várias funções, inclusive como Diretor-Geral de vários Hotéis e Grupos Hoteleiros, em Portugal e no Estrangeiro, e como Consultor Técnico de Empresas Turísticas, Económicas e Imobiliárias. Na Formação Profissional foi Consultor e Coordenador de vários projetos em Portugal e no Brasil, exercendo funções diretivas na Escola Hoteleira de Lisboa e de Professor Universitário nas Faculdades Integradas Estácio de Sá no Rio de Janeiro. Participou, organizou, moderou e foi orador em vários Encontros Profissionais e Congressos. No plano empresarial foi Administrador e Acionista de Empresas de Restauração, Animação Turística, Imobiliária e Comunicação Social. É licenciado em Gestão e Administração de Hotelaria e Turismo, pelo Institut Internacional de Formation Supérieur en Hotellerie et Tourisme - Suiça Bolseiro da OCDE e diplomado por Cursos de Hotelaria, Restauração, Marketing e Comunicação, Design e Arquitectura, Formação de Formadores, Direção e Gestão Empresarial.