N talks 2012
 

João Adelino Faria

Jornalista, RTP

É licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e passou por vários jornais, rádio e televisão. Na SIC foi editor de política internacional, correspondente em Londres, apresentador de programas de informação e enviado especial nas últimas décadas a vários conflitos e grandes acontecimentos internacionais. Recebeu vários prémios de jornalismo com destaque para o prémio internacional de reportagem da fundação Luso-Americana e melhor apresentador de informação televisiva, atribuído pela Casa da Imprensa. Hoje está na RTP onde apresenta o Telejornal e outros programas da actualidade.

Catarina Furtado

Embaixadora de Boa Vontade do UNFPA

Em 2000 foi convidada pelo Secretário Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, para ser Embaixadora de Boa Vontade junto das Nações Unidas para o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA). Desde 2000 até à data, é oradora convidada na Apresentação Pública do Relatório das Nações Unidas sobre o Estado da População Mundial na Assembleia da República e Ministério dos Negócios Estrangeiros. Desde 2005/2012 foi autora de três séries de documentários, “Príncipes do Nada”, transmitidos na RTP, sobre as temáticas dos direitos humanos


Paulo Oom

Médico pediatra

É doutorado em Pediatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2004). É Pediatra da Clínica Gerações, em Lisboa, Director do Departamento de Pediatria do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, e Professor Auxiliar Convidado do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Autor de livros como "Não te Volto a Dizer", "Livro dos Pais", entre outros.

João Medeiros

Editor na Wired

Doutorado em Cosmologia pelo Imperial College, com o diploma de Física e Astronomia pela Universidade de Southampton. Hoje é editor da secção "Start" da inglesa "Wired", uma das mais importantes revistas de tecnologia e ciência.
 


João Ferreira

Responsável Pré-Séries & Análises da Fábrica Piloto da AutoEuropa

Com experiência de 23 anos na Indústria Automóvel, João Ferreira é Engenheiro de Máquinas pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Hoje é Responsável Pré-Séries & Análises da Fábrica Piloto da AutoEuropa.

Rui Costa

Cientista responsável, Laboratório de Neurobiologia da Acção da Fundação Champalimaud

Doutorado em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto e pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles, e fez o pós-doutoramento em Neurobiologia na Universidade de Duke, EUA. É Investigador Principal do Programa de Neurociência da Fundação Champalimaud no Instituto Gulbenkian de Ciência. É Presidente do “American-Portuguese Biomedical research fund” e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências. 

Graça Fonseca


Vereadora da Economia e Inovação na CML / Presidente da Startup Lisboa

É Doutorada em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1989/1994).Foi eleita Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa em 2009, com os Pelouros da Economia, Inovação, Modernização e Descentralização.
Luís Paulo Salvado

CEO, Novabase

É actualmente o CEO da Novabase. Licenciado em Engenharia de Sistemas e Computadores pelo Instituto Superior Técnico, começou a trabalhar ainda durante o curso o que considera uma experiência preciosa. Complementou esta formação com um MBA na Universidade Católica Portuguesa. Em 1994, junta-se à Novabase como gestor de projectos e em 1996 é desafiado a lançar uma nova área que posteriormente viria a ser o 1º spin-off da Rede de empresas Novabase. Hoje está a fazer o que mais gosta: gerir a empresa que ajudou a crescer e com quem vive muitas horas de cada dia.



Rogério Carapuça

Chairman, Novabase

Iniciou a sua actividade profissional como investigador do INESC e como Professor Auxiliar do Instituto Superior Técnico na Secção de Sistemas Digitais e Computadores. Doutorado em Engenharia Electrotécnica e Computadores pelo IST, é coordenador do Programa de Actividades da Rede PME’S da COTEC, do qual é Vogal do Conselho Fiscal. Em 2006 foi distinguido como Grande Oficial da Ordem do Mérito Agrícola, Comercial e Industrial, na Classe do Mérito Industrial.