Prémio Saúde Sustentável 2015
 


REGULAMENTO

 
Faça o download do Regulamento aqui

  
 
 
0. Preâmbulo
 
 
A Sanofi e o Jornal de Negócios lançam a 4ª edição do Prémio Saúde Sustentável.

O Prémio conta com a parceria da Accenture, responsável pelo desenvolvimento da metodologia de avaliação.   
 
O presente Regulamento explicita o objectivo do Prémio, bem como o processo de candidaturas e os Prémios que estão associados.
 
 
 
I. Definições
 
 
Prémio Saúde Sustentável: uma iniciativa que tem como objectivo distinguir e premiar entidades, individuais ou colectivas, públicas, privadas ou do sector social, prestadoras de cuidados de saúde, sejam hospitalares (onde incluem unidades, departamentos e/ou serviços), cuidados primários, cuidados continuados, farmácias e associações que se tenham destacado por promover e implementar princípios e acções de sustentabilidade com impacto tangível na saúde. Os candidatos poderão candidatar a instituição ou área funcional de uma forma global ou uma iniciativa concreta.
 
Periodicidade: o Prémio Saúde Sustentável terá uma periodicidade anual;
 
Candidatos: qualquer entidade individual ou colectiva, pública ou privada, que actue directa ou indirectamente na área da prestação de cuidados de saúde, sejam hospitalares, cuidados primários, cuidados continuados ou farmácias;
 
Organização: o Jornal de Negócios e a Sanofi  são as entidades responsáveis pela organização do prémio, promoção, fiscalização e orientação dos procedimentos de candidatura;

Parceiros: a Accenture é a entidade responsável pelo desenvolvimento da metodologia de avaliação das candidaturas;
 
Júri: o Júri do Prémio é constituído por personalidades relevantes do meio empresarial, académico e político da sociedade portuguesa, seleccionados de acordo com critérios de qualificação e profissionalismo e isenção, genericamente reconhecidos.
 
 
 
II. Candidaturas e Elegibilidade
 
 
Os Prémios Saúde Sustentável, de carácter anual, terão dois âmbitos: institucional e
personalidade.
 
 
I.      No  caso  da  distinção  institucional,  existem  três  prémios  –  “Prémios  Saúde
Sustentável”- um por cada tipo de cuidados de saúde prestado:
 
 
·    Prémio Sanofi Saúde Sustentável – Categoria Cuidados Primários
·    Prémio Sanofi Saúde Sustentável – Categoria Cuidados Hospitalares (onde se incluem unidades, departamentos e/ou serviços hospitalares),
·    Prémio Sanofi Saúde Sustentável – Categoria Cuidados Continuados
 
 
Existe ainda um prémio adicional “Prémio Saúde Sustentável – Outras Categorias” a que poderão candidatar-se entidades que, não se enquadrando em nenhuma das três tipologias assistenciais referidas, tenham desenvolvido uma actuação relevante nas diferentes dimensões da sustentabilidade na saúde, nomeadamente farmácias e associações
 
Qualquer entidade que preste cuidados de saúde em Portugal, quer pública quer privada, individual ou colectiva, ou do sector social, é convidada a participar nos Prémios Saúde Sustentável.
 
 
Ainda no âmbito dos prémios institucionais são também atribuídas 5 menções honrosas – “Menções Honrosas – Contributos para a Sustentabilidade”. Estas distinções são atribuídas   aos candidatos que, independentemente do nível assistencial, apresentam o contributo mais inovador em cada um dos critérios/dimensões da sustentabilidade, designadamente:


·    Menção Honrosa – Contributos para a Sustentabilidade: Resultados em Saúde
·    Menção Honrosa – Contributos para a Sustentabilidade: Qualidade Clínica e de Atendimento
·    Menção Honrosa – Contributos para a Sustentabilidade: Sustentabilidade Económico-financeira
·    Menção Honrosa – Contributos para a Sustentabilidade: Responsabilidade Ambiental
·    Menção Honrosa – Contributos para a Sustentabilidade: Inovação e Tecnologias na Saúde
 
 
As menções honrosas podem ser atribuídas a qualquer candidato que integre a short list resultante da primeira fase de análise dos “Prémios Saúde Sustentável” (vide: ponto III Metodologia).
 
II.      No caso da distinção personalidade, existe um prémio – “Prémio Personalidade
Saúde Sustentável”.
 
 
 
Trata-se de uma distinção não sujeita a candidatura. O júri identifica e premeia a personalidade com maior destaque e relevo na promoção de práticas sustentáveis na área da saúde. Distinção não sujeita a candidatura.
 
 
III. Metodologia
 
 
A metodologia de avaliação dos prémios institucionais está dividida em duas fases:
 
 
I.      Fase 1: Resposta a um formulário de candidatura até 7 de Março de 2015: Trata- se de um formulário de preenchimento simples em que o candidato deverá fornecer uma breve memória descritiva do objecto da candidatura e uma fundamentação sucinta da forma como o mesmo contribui para as seguintes dimensões da sustentabilidade:
 
 
a) Qualidade clínica e resultados em saúde
b) Experiência do utente
c) Responsabilidade ambiental Sustentabilidade económico-financeira
d) Responsabilidade ambiental
e) Inovação e tecnologias na saúde
 
O   júri   avaliará   cada   candidatura   e   classificará   preliminarmente   a   sua excelência em termos de sustentabilidade de acordo com os critérios em cima enunciados. Desta avaliação resultará uma short list de candidatos (máximo 5 por categoria).
 
 
Os candidatos constantes da short list serão convidadas a participar na fase 2 da metodologia e ficarão, simultaneamente, elegíveis para a atribuição das distinções “Menções Honrosas Sanofi – Contributos para a Sustentabilidade”.
 
 
A comunicação da short list será efectuada até 7 de Abril de 2015.
 
 
II.     Fase 2: Envio de informação adicional de candidatura até 26 de Abril de 2015: Trata-se de um conjunto de questões abertas que implicam uma descrição e fundamentação mais detalhada do candidato ou de iniciativas implementadas e da forma como contribuem para as diferentes dimensões da sustentabilidade:
 
 
a) Qualidade clínica e resultados em saúde b) Experiência do utente
c) Responsabilidade ambiental Sustentabilidade económico-financeira d) Responsabilidade ambiental
e) Inovação e tecnologias na saúde
 
 
O júri avaliará cada candidatura e classificará a sua excelência em termos de sustentabilidade de acordo com os critérios em cima enunciados, podendo para tal requerer esclarecimentos ou visitas in situ aos candidatos.
 
 
Findo este trâmite será tomada uma decisão sobre a atribuição dos prémios.
 
 
III.     Apresentação   pública   e   cerimónia   de   entrega   de   prémios:   Apenas   os vencedores de cada prémio serão anunciados publicamente, uma vez que os Prémios não pretendem ser rankings mas sim identificar melhores práticas de sustentabilidade na área da saúde.
 
 
Esta cerimónia terá lugar em Junho de 2015 em data, local e hora a anunciar.

 
 
IV. Critérios
 
 
Os princípios orientadores na definição da metodologia são os seguintes:
 
 
·    Rigor  e  comparabilidade:  um  modelo  de  avaliação  assente  em  critérios objectivos assegura a validade e comparabilidade da informação.
 
·    Flexibilidade:   Questões   abertas   permitem   analisar   diferentes   tipos   de candidatos e aferir iniciativas implementadas e seus resultados.
 
·    Customização por nível de cuidados: I questões abertas, diferenciadas para cuidados primários, hospitalares, continuados e outras categorias, de forma a permitir uma comparação mais ajustada.
 
·    Facilidade  de  candidatura:  Numa  primeira  fase,  a  informação  solicitada  é bastante sucinta, sendo pedido um maior detalhe apenas aos candidatos integrantes da short list, isto é, com uma probabilidade de sucesso aumentada. Em ambas as fases, as questões são abertas, permitindo flexibilidade e aproveitamento de conteúdos já existentes por parte do candidato.
 
 
 
V. Composição do Júri
 
 
Presidente honorário
 
   Jorge Sampaio
 
Membros do júri
 
·    Abel Mateus, Economista, Universidade Nova de Lisboa
·    Adalberto Campos Fernandes, Presidente da Comissão Executiva, SAMS
·    António Couto dos Santos, Ex-Ministro da Educação, Assembleia da República
·    António Parreira, Director Clínico, Fundação Champalimaud
·    Diogo Lucena, Professor, Universidade Nova de Lisboa
·    Eurico Castro Alves, Presidente, Infarmed
·    Fernando Sampaio, Director Geral, Sanofi Portugal
·    Francisco Batel Marques, Professor, AIBILI
·    Heitor Costa, Director Executivo, Apifarma
·    Helena Garrido, Directora Jornal de Negócios
·    José  Mendes  Ribeiro,  Membro  do  Conselho  Cientifico,  Fundação  Francisco Manuel do Santos
·    Maria de Belém Roseira, Ex-Ministra da Saúde, Assembleia da República
·    Marta    Temido,    Presidente,    Associação   Portuguesa    de    Administradores Hospitalares
·    Paulo Duarte, Presidente, Associação Nacional das Farmácias
·    Pedro Pita Barros, Docente, Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa
·    Teresa Caeiro, Deputada, Assembleia da República
 
 
 
VI. Termos Gerais
 
 
Os Candidatos comprometem-se disponibilizar as informações solicitadas pelo Júri sempre que solicitado e eventualmente a apresentar o seu projecto em reunião com o Júri
 
 
Os dados fornecidos no âmbito das candidaturas, bem como eventual material de suporte, serão mantidos em confidencialidade absoluta e apenas utilizados pela Organização e pelo Júri no âmbito da iniciativa.
 
 
As candidaturas não deverão, porém, conter informação técnica, científica ou outra que possa ser considerada sigilosa do ponto de vista da protecção da propriedade intelectual.
 
 
Reserva-se a organização o direito de modificar o presente regulamento, bem como a composição do Júri, por motivos de força maior.
 
 
A organização disponibiliza-se a responder a todas as questões e dúvidas sobre o prémio, sempre que enviadas através do e-mail: saudesustentavel@cofina.pt