Imobiliário em Portugal
 




Miguel de Castro Neto
 
Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza
 
Atual Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza e membro do Section VII - Information Systems da International Commission of Agricultural Engineering. Participou em diversos projetos de investigação e desenvolvimento a nível nacional e internacional, públicos e privados, na área dos sistemas e tecnologias de informação em agricultura e recursos naturais. Foi, entre 2010 e 2013, subdiretor do Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação da Universidade Nova de Lisboa. É doutorado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa.


 




Fernando Oliveira Silva
 
Presidente do Conselho Diretivo, InCI
 
Desde setembro de 2013, desempenha funções como Presidente do InCI – Conselho Diretivo do Instituto da Construção e do Imobiliário. Anteriormente, desempenhou funções públicas como Vice-Presidente do Conselho Diretivo do mesmo Instituto, como Subinspector-geral e Diretor de Serviços na extinta Inspeção-Geral das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, como Assessor em gabinete governamental no XIV Governo Constitucional, e como Inspetor na Inspecção-Geral de Finanças. Fernando Oliveira Silva é atualmente mestrando em Direito Administrativo na Universidade de Coimbra, instituição onde obteve a sua licenciatura em Direito.


 




Jorge Madeira
 
Representante, APB - Associação Portuguesa de Bancos, Director da Direcção de Negócios Imobiliário, CGD
 
Iniciou o seu percurso profissional na Teixeira Duarte, SA, onde esteve de 1994 a 1999, sempre ligado à Direção de Obras e à fileira da construção. Em 1999 integra a área imobiliária do Grupo Queiroz Pereira, na Longavia Imobiliária SA, onde é responsável pela gestão de uma carteira de ativos de investimentos e pela atividade de desenvolvimento e promoção dos novos empreendimentos imobiliários. A ligação ao grupo CGD acontece em 2004, através da Fundger SA, sociedade gestora de fundos de investimento imobiliários, do grupo, onde exerceu funções de direção e posteriormente de administração até 2013, com responsabilidades na gestão e rentabilização das carteiras de imóveis dos diversos fundos sob gestão, nomeadamente na sua dinamização comercial, nas atividades de investimento e desinvestimento e na gestão dos projetos de promoção de imobiliária. Em 2013 assume funções, como Diretor, na Direção de Negócio Imobiliário da CGD, com responsabilidades na gestão da carteira de imóveis, na gestão e acompanhamento da Linha JESSICA (reabilitação urbana), no apoio à estruturação de operações de crédito e no acompanhamento e representação da CGD em sociedades imobiliárias ou fundos de investimento imobiliário nas quais o banco tem participações, nomeadamente como administrador da Caixa Imobiliário, SA, Imocaixa, SA Wolfpart, SA e até julho como presidente do CA da Torre Ocidente Imobiliária, SA. É licenciado em Engenharia Civil, pelo Instituto Superior Técnico.


 




Luís Lima
 
Presidente, APEMIP

Gestor de formação e empresário há 30 anos, é administrador de empresas de mediação imobiliária, em Portugal e no Brasil. Preside, desde 2009, à Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, conjugando nessa missão os interesses do sector imobiliário, da economia do país, das empresas associadas e do consumidor final. Com uma reflexão permanente e regular na imprensa portuguesa, tem exercido um papel importante para que os poderes públicos e a população reconheçam a importância do sector imobiliário no desenvolvimento económico do País. É ainda Presidente da CIMLOP - Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa, da qual é um dos membros fundadores; da FIABCI Portugal e Vice-Presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI) integrando, nesta qualidade, o Conselho Económico e Social (CES). Desde 2013, é também o Presidente do Conselho Estratégico do Salão Imobiliário de Portugal. 

 



 




Manuel Correia Fernandes
 
Vereador Urbanismo, Câmara Municipal do Porto
 
Vereador eleito da Câmara Municipal do Porto, é diplomado em Arquitetura pela ESBAP, onde inicia uma longa carreira docente em 1972, destacando-se, entre outras, as suas funções como Professor Catedrático da FAUP. Membro do Conselho Científico do Portal “piHip - Herança de Influência Portuguesa” da Fundação Calouste Gulbenkian. Presidente da Assembleia Geral e do Congresso da Ordem dos Arquitetos, tendo sido Presidente do Conselho de Disciplina e dirigente da Associação dos Arquitetos Portugueses. Foi membro da Comissão Executiva do Conselho de Administração da Porto 2001, responsável pelo Programa de Revitalização e Requalificação Urbana da Baixa do Porto. Foi nomeado para o Prémio de Arquitetura na III Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian de 1986. Prémio Nacional de Arquitetura da AAP em 1987. Foi nomeado pelo júri para o Prémio Secil em 1992. Prémio Nacional do Prémio INH em 1993, Menção Honrosa em 2002 e Prémio em 2003. Prémio Fernando Belaunde Terry da IV Bienal Ibero-Americana de Arquitetura em 2004 (Lima/Perú). Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública (2005). 


 




Manuel Reis Campos
 
Presidente, AICCOPN – Associação de Industriais da Construção Civil e Obras Públicas
 
É atualmente Presidente da AICCOPN e preside igualmente ao Conselho de Administração da SORI – Sociedade de Reabilitação de Imóveis, S.A. Com uma vasta carreira na área do associativismo empresarial, desempenha funções como Presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário – CPCI, Presidente da Associação dos Industriais da Construção e Obras Públicas – AICCOPN, Vice-Presidente da Federação Portuguesa da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas – FEPICOP, Vice-Presidente da Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa – CIMLOP, Presidente da Assembleia-Geral do Europarque e Presidente do Conselho Fiscal da Ordem dos Engenheiros – Região Norte. É licenciado em Engenharia Civil, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.


 




Manuel Salgado
 
Vereador Urbanismo, Câmara Municipal de Lisboa
 
Atualmente é Vereador do Planeamento, Urbanismo e Reabilitação Urbana na Câmara Municipal de Lisboa e Professor Catedrático Convidado de Projecto do curso de Arquitectura do Instituto Superior Técnico, em Lisboa.
Recebeu diversos prémios por projectos de arquitectura e de espaço público, participou em inúmeras conferências e seminários sobre Planeamento Urbano, nomeadamente nos Estados Unidos, França, Espanha, Itália, Áustria e Portugal e publicou vários artigos em revistas da especialidade.
Foi autor de vários projectos, com destaque para o Centro Cultural de Belém (co-autoria com o Prof. Vittorio Gregotti) e para o Projecto dos Espaços Públicos da EXPO’98. Projectou o Novo Terminal Marítimo de Ponta Delgada e o Porto da Horta, nos Açores, o Pavilhão Multiusos, na Madeira; o Projecto Urbano de Romanina e o Plano de Pormenor de Bastia, em Itália. 



 




Ricardo Sousa
 
CEO, CENTURY 21 Iberia
 
Desempenha, desde 2010, o cargo de diretor geral da Century 21 Iberia, tendo fundado a Century 21 Portugal em 2004 e, em Julho de 2010, tornou-se CEO da CENTURY 21 Espanha. É ainda membro do Conselho Consultivo da Century 21 Internacional e vice-presidente da Associação Portuguesa de Franchising. É Licenciado em economia, pela Universidade Lusíada de Lisboa e concluiu uma pós-graduação em Finanças Imobiliárias, pelo CEMAF / ISCTE.


 




Richard W. Davidson

Presidente e CEO da Century 21 Real Estate LLC
 
Nomeado presidente e CEO da Century 21 Real Estate em fevereiro de 2010, lidera a maior organização mundial do setor imobiliário residencial. De 2011 a 2013, integrou a lista The Inman 100 most influential real estate leaders. Em 2013 e 2014 fez parte da Swanepoel Power 200 list of most powerful people in real estate. Atualmente integra também o Conselho Internacional de diretores do Easter Seals. Participa ativamente na organização Big Brothers/Big Sisters e em diversas outras organizações de solidariedade local e nacional. Com mais de 20 anos de experiência na área imobiliária, é um broker imobiliário licenciado nos Estados da Virgínia, Maryland e no Distrito de Columbia. Conquistou a designação de SIOR – Executive Management Specialist em 2009. Tem ainda o grau académico de “Honors Graduate”, pela National Louis University de Chicago.


 




Romão Lavadinho
 
Presidente, AIL - Associação de Inquilinos Lisbonenses
 
Desempenha actualmente funções como Presidente da AIL - Associação de Inquilinos Lisbonenses. Sociólogo de formação e como uma Pós-graduação em Urbanismo, é uma presença assídua em debates sobre arrendamento, reabilitação urbana e ambiente, promovidos quer pela comunicação social (imprensa, televisão, rádio), quer por instituições (universidades, associações de consumidores) nacionais e estrangeiras. Romão Lavadinho tem publicado vários artigos na imprensa sobre a problemática do arrendamento e da reabilitação urbana.


 




Vítor Reis
 
Presidente do Conselho Diretivo, IHRU
 
É actualmente Presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana. É igualmente membro da Comissão Liquidatária da CostaPolis – Sociedade de Desenvolvimento do Programa Polis da Costa da Caparica. Anteriormente, desempenhou funções públicas como Assessor do Secretário de Estado da Habitação e Comunicações, Membro da Assembleia Municipal de Lisboa, Deputado na Assembleia da República, Vereador da Câmara Municipal de Lisboa e, mais recentemente, Presidente da Comissão Redatora da Política Nacional de Arquitetura e da Paisagem. Vítor Reis é licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa e em 2010 concluiu o FORGEP – Curso de Formação em Gestão Pública – pelo ISCTE-IUL.