Correio da Manhã
 

Armandina Soares
 
Directora, Agrupamento de Escolas de Vialonga
 
Armandina Soares possui uma licenciatura em História e formada em Gestão Escolar promovida pelo INA. É actualmente a Coordenadora em Vialonga do Projecto de Rede de Bibliotecas Escolares e o Programa Nónio. Participou activamente no processo de descolonização de Angola, tendo sido responsável por um Grupo de Acção que desenvolvia trabalho na Educação. Em 1975 regressa a Moçambique onde permanece até 1981. Sempre ligada à Educação participa em diferentes trabalhos: direcção da Escola Industrial, Seminários para definição de Currículos e Programas, elaboração de manuais e formação de professores. Em 1981 regressa a Portugal e a sua actividade docente exerce-se em Setúbal e posteriormente no Concelho de Vila Franca de Xira. Participa e dinamiza Projectos de História Local e de divulgação do Património histórico e construído. Durante 4 anos integrou a equipa de gestão da Escola Dr. Vasco Moniz. Dirige, desde 1998, o Agrupamento de Escolas de Vialonga. Em 2004 foi condecorada com o grau de Comendador da Ordem da Instrução Pública e em 2007 foi-lhe atribuído pelo Ministério de Educação o Prémio de Mérito Liderança.


 
António Couto dos Santos
 
Ex-Ministro da Educação
 
 


 
 
Francisco Vieira e Sousa
 
Secretário-Geral, FLE - Fórum para a Liberdade de Educação
 
Francisco Vieira e Sousa membro fundador do Fórum para a Liberdade de Educação, é actualmente, Administrador executivo da Fundação Cascais. Foi Director de projectos da Fundação Oliveira Martins (2006-2007), onde coordenou a organização dos Encontros dos Jerónimos “Estado Garantia: O Estado Social do século XXI?”. Foi professor do ensino secundário e Adjunto do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto nos XIII e XIV Governos Constitucionais. É Licenciado em Química Aplicada (Universidade Nova de Lisboa) e detém uma pós-graduação em Teoria e Ciência Política (Universidade Católica Portuguesa) e outra em Direito da Educação (Universidade de Lisboa).


 
 
 
Luís Fábrica
 
Director, Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa
 
Luís Fábrica é licenciado em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, é Mestre em Ciências Jurídico - Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Doutor em Ciências Jurídico - Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa. É actualmente Director da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e membro do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais. Foi presidente da Comissão de Revisão do Sistema de Carreiras e Remunerações da Função Publica (2005-2006).


II PAINEL - Educação e Competitividade