Correio da Manhã
 


III PAINEL - Política Económica, Dinheiro e Poupança
 
 
 
Ângelo Correia
 
Presidente, Fomentinvest
 

Ângelo Correia é actualmente Presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da Fomentinvest SGPS, S.A. da Fomentinvest Ambiente, Fomentinvest Energia e CSD SGPS, S.A.; Presidente do Conselho de Administração da Lusitaniagás-Compª do Gás do Centro, S.A. Da sua experiência na política destacam-se, entre outros, os seguintes cargos: 1981-83: Ministro da Administração Interna; 1978-81/1983-85: Presidente da Comissão da Defesa Nacional; 1987-89: Presidente da Comissão Parlamentar para os Assuntos Europeus; 1989-93: Presidente da Comissão Parlamentar para o Poder Local, Regiões e Ambiente; 1981-83: Vice-Presidente da Comissão Parlamentar da Economia, Finanças e Plano. Entre outros recebeu os seguintes cargos honoríficos: Grande Cavaleiro da Ordem Equestre do Papa S. Silvestre Magno (Santa Sé); Comendador da Ordem Militar de Cristo (Portugal); Medalha de Ouro da Direcção dos Serviços Estrangeiros e Fronteiras; Medalha da Defesa Nacional 1ª Classe. É licenciado em Gestão de empresas pelo ISCTE.


 

 
 
 
 
 
António Nogueira Leite
 
Economista
 
António Nogueira Leite possui uma Licenciatura em Economia, Universidade Católica Portuguesa. É actualmente Administrador, Reditus, SGPS, SA, desde 2002; Administrador, José de Mello Investimentos e Director-Geral (Planeamento Estratégico, Desenvolvimento e Controlo de Gestão), José de Mello, SGPS, SA, desde 2005; Administrador, Companhia União Fabril CUF, SGPS, SA, desde 2002; Administrador, Brisa, SA, desde 2002; Administrador, Efacec Capital, SGPS, SA, desde 2006; Administrador, Comitur, SGPS, SA, 2005; Administrador, José de Mello Saúde, SGPS, SA, desde 2007; Administrador, EDP Renováveis, desde 2008; Vice-Presidente do Conselho Consultivo, Banif Investment Bank, desde 2004; Presidente do Conselho de Administração, OPEX, SA, desde 2002; Membro do Conselho Consultivo, Instituto de Gestão do Crédito Público, desde 2002; Presidente da Direcção, Oceanos XXI (cluster do Mar), desde 2009; Presidente da Direcção, Comunidade Portuária de Aveiro. Foi Presidente do Conselho de Administração, Bolsa de Valores de Lisboa. É Professor Catedrático, Faculdade de Economia da da Universidade Nova de Lisboa, desde 1995. Actualmente em licença de longa duração sem vencimento (desde 2005). Membro da Direcção do IPRI, Instituto Português de Relações Internacionais, Universidade Nova de Lisboa, desde 2002.


 

 
João Machado dos Santos
 
Administrador, Banif
 
João Manuel da Silva Machado dos Santos, possui uma licenciatura em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. É Administrador das seguintes sociedades; Banif – Banco Internacional do Funchal, S.A., desde 30 Março 2006, com os pelouros; Rede de Agência; Marketing e Comunicação; Produtos de Retalho; Cartões e Informática e também do BanifServ - Empresa de Serviços e Tecnologias de Informação, ACE, onde é também Administrador, desde 31 de Março de 2006 e Presidente da Comissão Executiva, desde 27 de Outubro 2006; Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Banif (Açores), S.G.P.S., S.A. em representação do Banif – Banco Internacional do Funchal. SA, desde 1 de Setembro 2006; Administrador da SIBS – Sociedade Interbancária de Serviços, SA, em representação do Banif – Banco Internacional do Funchal, S.A. (triénio 2007/2009), desde 3 de Abril de 2007; Administrador da SIBS INFORMÁTICA – TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, S.A., em representação do Banif – Banco Internacional do Funchal, S.A, (triénio 2010/2012), desde 31 de Dezembro de 2010, mas com efeitos a partir de 2011.


 
 
 

 
Manuel Baganha
 
Presidente, IGFCSS
 

Manuel Baganha exerce actualmente as funções de Presidente do Conselho Directivo do Instituto de Gestão de Fundos de Capitalização da Segurança Social. É Professor Associado com Agregação na Faculdade de Economia, Universidade Nova de Lisboa, onde foi Director da Licenciatura em Gestão, Vice-Presidente do Conselho Científico e Director do MBA. Exerceu as funções de Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, entre 1999 e 2000, de Secretário de Estado do Tesouro e Finanças, entre 2000 e 2001, e de Secretário de Estado Adjunto e do Orçamento, em 2005. Tem desenvolvido trabalhos de consultoria para diversas empresas e organizações nacionais e internacionais. Possui uma licenciatura em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, um MBA pela Universidade Nova de Lisboa, e um doutoramento em Ciências da Decisão, pela Wharton School da Universidade da Pensilvânia, e é agregado em Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.