Agricultura 2014
 

Nuno Vieira e Brito

Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar

Doutor em Ciências Veterinárias pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em 2002, tem Mestrado em Produção Animal pelo Instituto Agronómico do Mediterrâneo de Zaragoza em 1993, Espanha, com equivalência na mesma área pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, em 1994. Fez ainda uma Pós-Graduação em Produção Animal pelo Instituto Agronómico do Mediterrâneo de Zaragoza, Espanha, em 1985, tendo-se licenciado em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, em 1984. Entrou para a Administração Central do Estado em 1985 como técnico superior da Direção Regional de Agricultura de Entre Douro e Minho. É Docente da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo desde 1988, sendo Professor Adjunto desde 1994. Foi também vice-presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo entre 2007 e 2011 e teve à sua responsabilidade os Gabinetes da Avaliação e Qualidade, de Mobilidade e Cooperação Internacional, de Comunicação, Imagem e Inovação. Foi diretor e responsável do Laboratório de Sanidade e Genética Animal da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, Presidente do Conselho Pedagógico da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, Coordenador científico da Pós-Graduação em Saúde e Segurança Alimentar e Coordenador do Curso de Enfermagem Veterinária, da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. É desde Janeiro de 2013 actual Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território do XIX Governo Constitucional.

Amílcar  Duarte

Professor e Investigador, Universidade do Algarve

Possui Doutoramento em Ciências Agrárias, Especialidade de Fruticultura pela Universidade do Algarve, um Mestrado em Citricultura pela Universidade Politecnica de Valência e Centro Internacional de Altos Estudos Agronómicos Mediterâneos e uma  Licenciatura e Mestrado em Agronomia pelo Instituto de Agronomia V.V. Dokutchaev de Kharkov. É actualmente investigador e professor na Universidade do Algarve. Membro do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) e do Center for Mediterranean Bioresources and Food (MeditBio). Desenvolve investigação na área da fruticultura, sobretudo no sector da citricultura. Os principais temas de investigação são: Produção Integrada e Agricultura Biológica, Incisão anelar, Pós-colheita de frutos, Sustentabilidade da agricultura, Qualidade dos frutos e sua importância para a saúde humana.

António Portugal da Cunha

Gerente, Testa&Cunhas

Possui uma licenciatura em em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Trás - Os - Montes e Alto Douro. Possui um curso avançado de Economia Aplicada e um curso avançado de Engenharia em Aquacultura, ambos pela Unidade de Ciências e Tecnologia dos Recursos Aquáticos da Universidade do Algarve. Possui ainda um Curso de Formação Profissional “Gestão de Sistemas de Segurança Alimentar” pela TUV. Exerceu funções comerciais e de assistência técnica a clientes na empresa Higest, S.A., do ramo da Alimentação Animal, funções de Assessor da Gerência na empresa Arrastões Reunidos, Lda, do ramo das Pescas. Foi gerente da empresa Gregormar- Sociedade de Pescas Lda, gerente da empresa Ucha & Campos – Empresa de Pesca, Lda., do ramo das Pesca, Presidente do Conselho de Administração da OPESCA – Organização de Produtores de Pescas Industriais, A.C.E., em representação da empresa Testa & Cunhas, S.A., membro e, posteriormente, presidente do Conselho Directivo da ADAPI – Associação de Armadores da Pesca Industrial. É actualmente Gerente da empresa Testa & Cunhas e gerente da empresa Arrastões Reunidos, Lda., ambas do ramo das pescas. E faz parte do Conselho Estratégico do Cluster do Mar e do Conhecimento, da Associação Oceano XXI.

Frederico Pinheiro Chagas

Gerente, Viplant

Formado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia e possui uma Pós-graduação em Gestão de Empresas pelo ISCTE-INDEG. É actualmente Sócio-gerente da empresa Viplant Viveiros  do Algarve LDA, da qual faz parte desde Janeiro de 2006. 


João Caço


Director, Hubel Verde

É actualmente Director and chief executive da Hubel Verde, SA. Anteriormente foi Director e Chefe Executivo da VerdeSul, Director da Unidade de Negócios e Responsável técnico da Unidade de Negócio do Centro de Hidroponia e Utilidades Hortoflorícolas Lda, Projectista orçamentista de obras de regadio da Hubel. Foi Técnico responsável de um projecto para a implantação de um campo experimental destinado à investigação do uso de águas salobras na rega pela Faculdade de Farmácia de Lisboa, da Universidade de Ben Gurion e da AID, Castro Marim. É licenciado em Engenharia Agrícola, Ramo Científico – Tecnológico e possui um mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade de Évora.

Luís Folque

Administrador, Sovena

É desde 2004 administrador da Sovena. Anteriormente foi Director e Consultor de Administração na Sovena, Director Geral da Fabrica Torrejana de Azeites, Director de Compras da Sovena (1995 - 1998) e Consultor Técnico em várias empresas agroindustriais (1985 – 1995). É desde 2013 Presidente da AIFO (Associação Interprofissional da Fileira Olivicula), Presidente da Associação Portuguesa do Azeite (CASA do AZEITE), Presidente da FEDOLIVE (Federação Europeia do Azeite) e Presidente do Comité Consultor do IOC (Conselho Internacional do Azeite). Possui  uma Licenciatura em Produção  Animal pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, um Curso de Gestão pela Universidade Nova de Lisboa e um curso em  Alta Direcção de Empresas da Cadeia Agro-alimentar pelo Instituto Internacional San Telmo. 



João Folque Patrício

Dir. Coordenador e Dir. Empresas Sul e Ilhas



 

Nuno Russo

Coordenador, Bolsa Nacional de Terras

Possui uma licenciatura em Engenharia Zootécnica e um mestrado em Zootecnia pela Universidade de Évora e, um Curso Avançado de Gestão Pública (CAGEP) pelo Instituto Nacional de Administração I.P. É actualmente Coordenador da Bolsa Nacional de Terras, do Ministério da Agricultura e do Mar (MAM). Anteriormente foi Técnico Especialista do Gabinete do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, no Ministério da Agricultura e do Mar (MAM), e no Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAMAOT); Diretor Regional da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAPLVT); Membro da Comissão de Gestão no âmbito da Autoridade de Gestão do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) e da Unidade de Gestão do Programa Operacional Pescas (PROMAR), por inerência de cargo; Presidente da Entidade Regional da Reserva Agrícola Nacional na região de Lisboa e Vale do Tejo, por inerência de cargo; Vogal do Conselho Fiscal do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas S.A. (CNEMA) no triénio 2011-2013 e representante do acionista Estado nas Assembleias Gerais do CNEMA; Vice-Presidente do Conselho Fiscal da Tapada Nacional de Mafra – Cooperativa de Interesse Público de Responsabilidade Limitada (CIPRL) 2012-2013 e Membro da Assembleia Geral da Tapada Nacional de Mafra CIPRL, em representação da acionista DRAPLVT;  Responsável máximo dos Centros Europe Direct do Oeste e da Península de Setúbal - Centros de Informação Europeia da Comissão Europeia, entidade hospedeira DRAPLVT. Entre 2009 e 2010 foi Assessor do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural – Assessoria Técnica Especializada ao Gabinete da SEFDR no Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas (MADRP), entre cargos que desempenhou. 

Ricardo Brito Paes

Presidente, AJAP

Ricardo Botelho de Brito Paes é um Jovem Agricultor ligado ao sector pecuário (ovinos de carne) que concilia com a gestão de uma empresa agrícola familiar, na região do Alentejo. É atualmente Presidente da AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, tendo sido anteriormente Vice-Presidente da AJAP. É membro efetivo do Conselho Europeu de Jovens Agricultores (CEJA) e da Associação Europeia de Áreas de Montanha (EUROMONTANA). É igualmente membro/representante da AJAP na Casa do Azeite.

Rogério Bacalhau

Presidente, Camara Municipal de Faro

É desde Setembro de 2013, Presidente da Câmara Municipal de Faro. Anteriormente desempenhou funções de vice-presidente da Câmara Municipal de Faro, tendo assumido os pelouros das finanças, da educação, dos recursos humanos e da administração geral. Licenciado em Matemática pela Universidade de Coimbra, tem estado ligado à carreira docente no concelho de Faro. Terminados os seus estudos, lecionou na Escola Secundária João de Deus, tendo de 1990 a 1994 feito parte do Conselho Diretivo. Foi também professor na Universidade do Algarve entre 1992 e 2002. Em 1994, é convidado pelo Diretor Regional de Educação do Algarve para ser responsável pela abertura da escola secundária Pinheiro e Rosa. Após a sua saída em 2009, para integrar o Executivo da Câmara Municipal de Faro, foi distinguido com um louvor.Outros cargos desempenhados: Outros cargos desempenhados: Coordenador da Delegação Regional do Algarve do júri nacional de exames nacionais do ensino secundário, Membro do Conselho de Escolas, órgão consultivo do Ministério da Educação, Membro do Conselho Científico para a Avaliação de Professores e sócio da Associação de Professores de Matemática e Membro da Direção do Núcleo Regional do Algarve de Professores de Matemática.