Agricultura 2014
 

Nuno Vieira e Brito

Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar

Doutor em Ciências Veterinárias pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, possui Mestrado em Produção Animal pelo Instituto Agronómico do Mediterrâneo de Zaragoza, com equivalência na mesma área pelo pela Escola Sup. de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa. Possui uma Pós-Graduação em Produção Animal pelo Instituto Agronómico do Mediterrâneo de Zaragoza (Espanha), e possui Licenciatura em Medicina Veterinária pela Escola Sup. de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa. Entrou para a Administração Central do Estado, em 1985, como técnico superior da Direção Regional de Agricultura de Entre Douro e Minho. É Docente da Escola Sup. Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Foi vice-presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, diretor e responsável do Laboratório de Sanidade e Genética Animal da Escola Sup. Agrária de Ponte de Lima, Presidente do Conselho Pedagógico da Escola Sup. Agrária de Ponte de Lima, Coordenador científico da Pós-Graduação em Saúde e Segurança Alimentar e Coordenador do Curso de Enfermagem Veterinária, da Escola Sup. Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Foi fundador e coordenador do Food and Safety Quality Group, Responsável pela Candidatura do Garrano a Património Nacional e coordenou numerosos projetos de valorização de recursos alimentares. Em 2012 assumiu o cargo de Diretor Geral de Alimentação e Veterinária. Internacionalmente assumiu diversos cargos, nomeadamente de Chief Veterinary Officer (CVO) e Delegado por Portugal da World Organization for Animal Health (OIE).




António Jorge
 
Presidente CA, Sogepoc
 
Licenciado em gestão de empresas pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa). Foi, de 2000 até 2004, membro da comissão executiva e do Conselho de Administração da Nutrinveste. Em 1995 tornou-se Administrador com os pelouros Marketing, Vendas, Logística e Sistemas de Informação e mais tarde (1998) Administrador Delegado da TRIUNFO. Anteriormente começou como Trainee e terminou como Director de Marketing da Lever. É desde 2004 Presidente da Comissão Executiva da Sogepoc, S.G.P.S. 




Amândio Santos
 
Presidente, Portugal Foods
 
Amândio Santos é actualmente Presidente e Administrador da Portugal Foods. Foi Assessor da Direcção ANAPO – Associação Nacional dos Produtores de Ovos, Presidente do Comité Técnico para elaboração de projecto lei para tratamento das cascas de ovo resultantes das indústrias de ovoprodutos e Membro do Comité Técnico para elaboração do Código de Boas Práticas para a Indústria de ovoprodutos, ambos apresentar pela EEPA na Comissão Europeia. Foi Conselheiro delegado da Ovofoods, Gerente da Docereina, Director geral e Administrador da Derovo e exerceu funções de Director Comercial na Imporjan. Tem o curso de Contabilidade e Administração pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro. 



Avelino Gaspar

Presidente CA, Lusiaves

Avelino Gaspar é actualmente Presidente do Conselho de Administração e membro da Administração de cerca de três dezenas de empresas, a maioria delas do sector alimentar, nomeadamente: Lusiaves - Indústria E Comércio Agro-Alimentar, S.A., desde 1988; Meigal Alimentação, S.A., desde 1988; Lusifrota - Transportes S.A., desde 1988; Racentro - Fàbrica De Rações Do Centro S.A., desde 1997; Campoaves - Aves Do Campo, S.A., desde 2005; Hilário, Santos & Filhos, S.A., desde 2006; Multilafões - Aviário De Multiplicação De Lafões S.A., desde 2012; Meigal Construção E Administração De Propriedades S.A., desde 1986. É ainda Gerente da Agroave, Lda., empresa com sede em Angola, desde 2007; da Granja Avícola S. Pelagio, Lda, desde 2008; da Hiperfrango - Produção Avícola, Lda, desde 2010; e, da Termas Da Piedade, LDA, desde 2008. Possui o Curso de "Alta Dirección de Empresas de la Cadena Alimentaria (ADECA)" Fundación San Telmo, pelo Instituto Internacional San Telmo, Sevilla (2012), PAGE - Programa Avançado de Gestão para Executivos pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa (2011), Programa "Gerir por Objectivos e Avaliar Resultados", Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa (2010), Curso Complementar dos Liceus – Leiria (1973) e Curso Geral de Administração e Comercial - Escola Comercial e Industrial de Pombal (1971). Em 2008 foi distinguido com a Medalha de Mérito Industrial, atribuída pela Câmara Municipal da Figueira da Foz e em 2011 recebeu a Medalha de Mérito Industrial, atribuída pela Câmara Municipal de Pombal. Tem estado presente nos últimos anos em missões empresariais ao Golfo Pérsico, América Latina e África.


João Pedro Machado 
 
Presidente, CAP


João Machado é o Presidente da Direcção da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, desde 1999. É Presidente do Conselho de Administração do CNEMA - Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, desde 2003. É Membro Conselho Permanente de Concertação Social, desde 1994 e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação dos Viticultores de Alenquer, desde 2001. É Presidente da Mesa da Assembleia Geral da FLOREST, desde 2007; Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Univegetal - União Agrícola de Cereais e Hortícolas, desde 2012. É Empresário Agrícola, desde 1982, numa exploração situada na Estremadura, cuja actividade principal é a vitivinicultura e Produtor-Engarrafador e exportador de vários vinhos DOC - Alenquer  e Regional Lisboa.



Carlos Morais 
 
Administrador, SISAB Portugal


É actualmente é um dos nomes de referência na área da presença de Portugal no Mundo, vocação que abraçou ao assumir em 1985, a direcção do jornal MUNDO PORTUGUES, fundado em 1970. Sempre defendeu que “o futuro e o sucesso de Portugal deriva do estreitamento e reforço das relações com a presença portuguesa no Mundo onde a força da Diáspora e Lusofonia são a base dessa ligação permanente”. Por isso criou em 1995 o SISAB PORTUGAL que vem sendo reconhecido como a maior feira Internacional para a exportação de marcas e produtos portugueses do sector agro-alimentar. Tem estado também presente noutras áreas onde há presença portuguesa no mundo, da cultura à juventude e do turismo à acção social, projectando diversas acções que tem desenvolvido nestas áreas, tais como o Congresso Mundial de Empresários das Comunidades Portuguesas e Lusofonia, o Encontro Mundial de Jovens Luso-descendentes & Friends, o Encontro Mundial de Luso-eleitos, Encontro Internacional de Turismo, entre outros. Tem sido reconhecido pelos mais variados quadrantes da sociedade civil e política, sendo de distinguir a Comenda da Ordem de Mérito, a Medalha de Mérito empresarial do município de Cascais e a atribuição ao jornal O EMIGRANTE/MUNDO PORTUGUÊS da Medalha de Mérito da Secretaria de Estado das Comunidades, Louvor da Presidência do Conselho de Ministros pela obra realizada em prol do jornalismo, e finalmente o Alto Patrocínio que S. Exa., o Presidente da República concedeu ao SISAB PORTUGAL. É Economista, licenciado pela Universidade Católica.


Ricardo Gonçalves

Presidente, Câmara Municipal de Santarém

É desde Novembro de 2012 Presidente da Câmara Municipal de Santarém.  É igualmente Presidente do CA da Empresa Águas de Santarém,  Vogal do Conselho de Administração do Parque de Negócios de Santarém – Parquiscalabis e  Vogal do Conselho de Administração da LT – Sociedade de Reabilitação Urbana. Anteriormente desempenhou funções no cargo de Vereador do Município de Santarém com os seguintes pelouros delegados: Espaços Verdes e Espaço Público, Obras Municipais, Juventude, Desporto, Gestão Cemiterial, Trânsito, Apoio às Freguesias entre outros. Entre Novembro de 2008 e Novembro de 2009, foi Presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal Scalabisport – Gestão de Equipamentos e Actividades Desportivas. De 2000 a 2006 foi Consultor na João Diogo Nogueira & Associados, Consultores em Economia e Gestão, Lda.  De Novembro de 1999 a Outubro de 2000 – Controlo e fidelização de clientes da TV CABO TEJO, S.A. Julho e Agosto de 1997 – Especialista em Crédito Habitação (CH) no BCI de Almeirim (actual Santander). Entre outras actividades, Ricardo Gonçalves é membro Conselho Geral da Escola Secundária Sá da Bandeira, em Santarém. É licenciado em Economia pela Universidade Lusíada em Lisboa e pós-graduado em direitos das autarquias locais pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito de Lisboa.



Pedro Silva Fernandes
 
Director Central do Banco BPI, S.A.

Integrou o Grupo BPI em 1996 e desde 2006 assume o cargo de Director Central das Empresas da Região Centro. Possui uma Licenciatura em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.