Cristiano Soares
Sócio-gerente, MarSensing
É desde Janeiro de 2008 sócio gerente da MarSensing, uma empresa composta por um grupo de cientistas e engenheiros com atividade principal em Acústica Submarina. Possui um Doutoramento em Engenharia Electrónica e Computação, Especialidade de Processamento de Sinal pela Universidade do Algarve.
Responsável pela Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia do CRIA
Desde Dezembro de 2013 que é Chefe de Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia do Centro Regional para a Inovação do Algarve (CRIA) da Unidade de Apoio à Investigação Científica e Formação Pós-Graduada da Universidade do Algarve, um organismo interface Universidade-Empresa. Representante da Universidade do Algarve/CRIA na plataforma FINICIA, desenvolve funções nas áreas da Transferência de Tecnologia, e na Cooperação Universidade – Empresa. Ao nível da cooperação internacional, participa de forma ativa na elaboração e execução de projetos de parceria internacional com parceiros externos, ao abrigo dos Programas de Cooperação Comunitária. É um dos membros nacionais participantes no programa UTEN (University Technology Entreprise Networ), através da participação em seminários e estágios intensivos em Portugal e em organismos externos (Universidade do Texas - USA, Universidade de Carnegie Mellon – USA e Universidade de Cambridge - UK). Possui um Doutoramento em Gestão da Inovação e do Território no Centro de Investigação do Espaço e das Organizações (CIEO) e uma Pós-Graduação em Economia da Inovação e do Território pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.
Sócio-gerente e Investigador, Sparos
Licenciado em Ciências do Meio Aquático (ICBAS, Universidade do Porto) em 1989, concluiu o Mestrado em Aquacultura (Universidade de Wageningen, Holanda) em 1992 e o Doutoramento em Fisiologia da Nutrição de Peixes (Universidade de Wageningen, Holanda) em 1997. Realizou um pós-doutoramento no centro de aquacultura do SINTEF (Trondheim, Noruega). Trabalhou de 1998 a 2012 como investigador do Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR) da Universidade do Algarve, onde participou em vários projectos nacionais e internacionais na área da nutrição e cultivo de peixes marinhos, relacionados com o desenvolvimento de formas sustentáveis de aquacultura. Em 2008 foi co-fundador da SPAROS Lda, empresa start-up que nasceu a partir do CCMAR e da Universidade do Algarve, que se dedica à inovação na nutrição em aquacultura. Desde então tem vindo a promover um conjunto de projectos de I&DT de colaboração entre Universidades/Centros de Investigação e a indústria nas áreas da nutrição e da aquacultura, quer a nível nacional quer a nível Europeu. É revisor científico de várias revistas internacionais nas áreas da nutrição e da aquacultura, e tem sido avaliador externo de projectos de I&DT para a Comissão Europeia e outras agências de Países Europeus. É co-autor de mais de 100 publicações científicas e foi orador convidado em 10 conferências e seminários a nível internacional. Leccionou aulas e cursos de pós-graduação nas áreas da nutrição de peixes e da aquacultura em Portugal, Espanha, Holanda, Noruega, Brasil e Vietname.
Paulo Zaragoza Pedro
Sócio-gerente, Acipenser
Paulo Pedro é um dos fundadores e sócio-gerente da empresa Acipenser, detentora da marca Caviar Portugal. Desde Fevereiro de 2012, desenvolve um projeto de aquacultura para produção de esturjão e caviar. Licenciado em Biologia Marinha e Pescas pela Universidade do Algarve com pós graduações em Estudos Marinhos e Costeiros e Qualidade em Análises começou a sua atividade profissional em 1995 em projetos de I&D transitando em 2000 para a implementação e coordenação de operações de um laboratório de prestação de serviços na área ambiental. Em 2006 fundou a empresa Ar Diagnostic da qual continua a integrar a direção.
Director, Caixa Capital
Walter Palma é Diretor da Caixa Capital, sociedade de capital de risco do Grupo Caixa Geral de Depósitos, o maior grupo financeiro de Portugal. Com mais de vinte anos de experiência profissional, tanto em Portugal como internacionalmente, iniciou sua carreira com a KMPG Canadá em 1988. Em 1991, transferiu-se para os escritórios da KPMG em Portugal, onde se especializou no setor de serviços financeiros e Corporate Finance. Subsequentemente mudou-se para o Banco Finantia, onde exerceu funções como Head of Research e como diretor do departamento de Corporate Finance. Em 2001, ingressou no Grupo CGD para apoiar a montagem de uma unidade de corporate venturing especializada em start-ups nas áreas de internet e tecnologia. Possui um MBA em Gestão Internacional pela Universidade Católica Portuguesa e uma licenciatura em Finanças pela Universidade de Toronto (Canadá).