
Helena Garrido
Diretora, Jornal de Negócios
Directora do Jornal de Negócios e professora de Jornalismo Económico e Jornalismo e Instituições Europeias na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, iniciou a carreira de jornalista em 1987. Directora do Jornal de Negócios e professora de Jornalismo Económico e Jornalismo e Instituições Europeias na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, iniciou a carreira de jornalista em 1987. Convidada para comentar a actualidade económica e financeira nos canais de televisão e na rádio, tem ainda um blogue pessoal, o Visto da Economia. Licenciada em Economia pela Faculdade de Económia da Universidade Nova de Lisboa e com a componente curricular do Mestrado em Economia Aplicada.
Presidente, Associação Portuguesa de Business Angels
João Trigo da Roza, é Presidente da APBA – Associação Portuguesa de Business Angels. Com 30 anos de actividade profissional, conhece profundamente vários sectores da economia, tendo uma experiência diversificada na qualidade de gestor e consultor de empresas. Entre outras funções foi Presidente da Comissão Executiva da PT Multimédia.com, Presidente da Telepac, Presidente do portal Sapo, administrador da PT Ventures e administrador da Parque Expo Promoção e Desenvolvimento Imobiliário (Expo 98). Na qualidade de business angel é socio da Brains2Market, veículo de investimento que tem apoiado o lançamento e internacionalização de start-ups. Iniciou a sua carreira de consultor na McKinsey & Company onde foi Senior Manager. Mais tarde foi Vice President e Country Manager da ATKearney. Licenciou-se em Engenharia Civil, pelo Instituto Superior Técnico e obteve um MSc em Engenharia de Estruturas. Possui um MBA pela Universidade Nova de Lisboa, frequentou o Executive Program on Growing Companies na Stanford Business School e a pós-graduação em Privaty Equity and Venture Capital pela Harvard Business School. Atualmente é professor convidado da Universidade Católica Portuguesa onde leciona a cadeira de 'Entrepreneurship'.
Pró-Reitor para o Empreendedorismo, ISCTE-IUL
José Paulo Esperança é professor catedrático de Finanças do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. A sua carreira pelo mundo académico tem mais de 30 anos, sendo autor de várias publicações. José Paulo Esperança é igualmente presidente do centro associado AUDAX e Pró-Reitor para o Empreendedorismo do ISCTE-IUL. As suas áreas de investigação incluem a governação empresarial, o empreendedorismo e o financiamento e internacionalização de pequenas empresas. É Gestor de empresas, com funções de direção financeira, produção e planeamento nas empresas Vasco Pessoa, Olaio e TMN. É Coordenador de projetos de investigação sobre governação empresarial (FCT) e valor económico da língua portuguesa (Instituto Camões e ISCTE). Autor de diversos estudos económicos e de projetos de investimento e Membro da Proinov com o pelouro do financiamento, em 2001. Perito com o pelouro financeiro junto de Tribunais Arbitrais. Entre outras actividades, João Paulo Esperança é Membro Conselho Editorial da Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Membro dos Estudos de Gestão/Portuguese Journal of Management Studies e da European International Business Association (EIBA), Membro da Academy of International Business (AIB) e, desde 2012, Membro do Conselho de Administração do Observatório da Língua Portuguesa.
Professor Emérito da Universidade do Minho
É Presidente da Direção do SpinPark desde 2006 até ao presente. De entre as funções desempenhadas anteriormente destacam-se as seguintes: Director do Centro de Investigação de Engenharia Biológica da Universidade do Minho / Instituto de Biotecnologia e Bioengenharia, entre 1998 e 2006; Vice-Reitor da Universidade do Minho (2002-2009), encarregado de Assuntos Externos, da Investigação e da Inovação; Responsável pela gestão de mais de 15 M€/ano de financiamento de projectos nacionais e 15 M€/ano dos fundos de investigação europeus; Coordenador do ecossistema de inovação da Universidade do Minho – envolvendo a TecMinho, o AvePark e o SpinPark – entre 2002 e 2009; Investigador do Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho. Ao longo da sua carreira recebeu diversas distinções, de que se destacam as seguintes: Prémio "Promoção da Excelência", 2004, do Ministério da Ciência e Tecnologia; Título de Conselheiro concedido em 2007 pela Ordem dos Engenheiros pelo contributo para o desenvolvimento da Engenharia em Portugal; e uma Bolsa Fulbright no MIT (2º semestre 2010-2011) para estudar o ecosistema de inovação do MIT, tendo frequentado vários cursos de formação na Sloan Business School e participado na avaliação dos I-teams e em atividades de mentorização de start-ups.
Presidente, Beta-i
Com um curso de gestão e depois de 3 anos a trabalhar no sector financeiro, partiu para uma viagem de 9 meses pela América do sul. De regresso a Portugal, foi trabalhar para o Chapitô (como gestor de projecto do Chapitô-Rio) para pouco depois co-fundar o Programa Inovação Social, na TESE, um hub de inovação social que co-dirigiu durante quase 3 anos. No final de 2009, e depois de uma pós-graduação em “Prospectiva e Inovação”, decidiu focar a sua actividade na área da inovação e empreendedorismo, tendo trabalhado como consultor externo na Quotidian e na Stone Soup Consulting, e no início de 2010 assumiu a coordenação da Design Response, na ExperimentaDesign. Em 2010 co-fundou a Beta-i, uma associação de promoção de empreendedorismo e inovação, da qual é Presidente. Foi board-member da APBA, Associação Portuguesa de Business Angels, entre 2011 e 2013, é membro fundador da Startup Portugal, membro da Kauffman Global Partners Network, do TiE Portugal e do World Entrepreneurship Forum. É mentor no SeedCamp Lisbon, Founder Institute Lisbon, Beta-Start, Startup Weekend, entre outras iniciativas, participou como júri em vários concursos e programas de empreendedorismo, tem sido orador em diferentes conferências, e tem contribuído em diversos artigos e publicações sobre empreendedorismo e inovação, nomeadamente no livro “A Alma Do Negócio – Um guia prático para os empreendedores em Portugal”.
Administrador Executivo, Caixa Capital
Stephan Morais é Administrador Executivo da Caixa Capital, Sociedade de Capital de Risco do Grupo CGD onde lidera entre outras funções os investimentos em Venture Capital. Anteriormente foi Vice-Presidente Executivo do Banco Nacional de Investimento em Moçambique, banco pertencente ao Grupo Caixa Geral de Depósitos e ao Estado Moçambicano. Ao longo de 17 anos de percurso profissional internacional desenvolveu expertise em várias áreas da gestão. Previamente foi CEO e accionista da TemaHome, Director Geral da Naturgas Energia Servicios, Director e Chefe de Gabinete do CEO da EDP em Lisboa, consultor do Governo Português na extinção do IPE e na definição da Politica Energética Nacional, Associado do Banco de Investimento Morgan Stanley na área de Fusões e Aquisições em Londres, consultor estratégico na Arthur Andersen em Londres e de privatizações na Halcrow Management Sciences em África, na Ásia e na América Latina. Foi também membro do Conselho de Administração da Crimson Investment Management, empresa representante de fundos de investimento imobiliários internacionais em Portugal. Licenciado em Engenharia Civil pelo IST em Lisboa, detém um MBA da Harvard Business School tendo-se especializado em Private Equity e Venture Capital. Nomeado pelo World Economic Forum como Young Global Leader em 2010, é orador público frequente sobre assuntos relacionados com gestão, investimentos e a globalização.