Prémios PME 2012
 



Alberto Castro

Professor da Universidade Católica do Porto  e Economista

Nasceu em Braga em 1952. Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Doutorado pela Universidade da Carolina do Sul. As suas áreas de especialização são economia industrial, economia e estratégia empresarial e internacionalização. 
Professor na Faculdade de Economia e Gestão da UCP, onde dirige o Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada. Vice-presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP.Presidente dos Conselhos Fiscais da Mota-Engil e Unicer. Membro do Investment Committee da Portuguese Venture Capital Initiative do Fundo Europeu de Investimento. Provedor do Cliente do Porto de Leixões. Membro do Conselho Geral da Associação Empresarial de Portugal, da Direcção da Associação Comercial do Porto, do Conselho Editorial da Babel Editores e do Conselho Consultivo do INE. Vice-Presidente da Associação para o Museu dos Transportes. Integra o júri do “Investor and Governance Relations Awards”. Presidente da Comissão Justiça e Paz da Diocese do Porto. 





António Sarmento Gomes Mota

Professor Catedrático, ISCTE Business School

É Professor Catedrático do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, onde já dirigiu a ISCTE Business School e o INDEG. Presentemente lecciona diferentes cadeiras nosvários ciclos de ensino nas áreas de corporate finance, investimentos e gestão de riscos. Tem desenvolvido em paralelo uma actividade  de intensa ligação ao meio empresarial, sendo presentemente vogal do Conselho Geral e de Supervisão da EDP e Presidente do Conselho Geral do Fundo de ContraGarantia Mútua. Ao longo da sua carreira profissional desempenhou funções de direcção e administração executiva em empresas de dos sectores de consultoria, financeiro e de distribuição.  É autor de diversos livros na área das finanças de empresa. É ainda. presentemente, membro da Direcção do Instituto Português de Corporate Governance.




Daniel Bessa

Director-Geral, COTEC

Natural do Porto (1948). É licenciado e Doutorado em Economia, na FEP e no ISEG, respectivamente. É Director-Geral da COTEC Portugal desde 2009. E Administrador não executivo da Efacec Capital. É Presidente do Conselho Fiscal da Bial, da Galp Energia e da Sonae SGPS. E Vogal do Conselho de Administração da Fundação Bial. Foi Presidente da Direcção da EGP – University of Porto Business School (2000-2009) e docente da Universidade do Porto (1970-2009). É economista em regime de profissão liberal.
 



João Costa Pinto

Consultor, Grupo Crédito Agrícola

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Professor convidado do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), e do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). É actualmente Consultor da Caixa Central – Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo (CCCAM); de 2002 a 2012 foi Presidente do Conselho de Administração Executivo da Caixa Central – Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo (CCCAM). Anteriormente foi Vice-Governador e Consultor da Administração Banco de Portugal; Presidente do Conselho de Administração do Banco de Comércio e Indústria (BCI); e Presidente do Conselho de Administração Banco Nacional Ultramarino (BNU). Membro do Conselho de Administração da Associação Empresarial de Portugal (AEP); membro da Direcção da Confederação Empresarial de Portugal (CIP); membro do Comité Monetário da Comunidade Europeia em Bruxelas (1993-1996); membro do Comité de Alternates do Comité de Governadores dos Bancos Centrais Europeus (1993-1997); e Secretário Adjunto para a Economia e Finanças do Governo de Macau.




Manuel Alves Monteiro

Consultor de Empresas; Membro do Conselho Geral e de Supervisão da EDP

É actualmente Vogal do Conselho Geral e de Supervisão da EDP e das respectivas Comissão das Matérias Financeiras e Comissão de Governo Societário e Sustentabilidade. Adicionalmente, e entre outras funções, é: Vogal do Conselho de Administração da CIN, com o estatuto de membro não executivo e do Conselho de Administração da NOVABASE, com o estatuto de membro não executivo, integrando, ainda, as respetivas comissão de auditoria e comissão de governo societário; Presidente das Mesas das Ass. Gerais da APAF – Ass. Portuguesa de Analistas Financeiros e da APC – Ass. Portuguesa de Empresas de Investimento, Vogal do Conselho Consultivo da Fac. Gestão e Economia da Universidade Católica (Porto), Vogal da Direcção da Associação Comercial do Porto, Vogal da Direcção do Projecto Farol – Economia e Cidadania, Vogal do Conselho Coordenador da SEDES. Anteriormente, foi membro dos Conselhos de Administração das Bolsas de Valores de Paris, Amesterdão e Bruxelas. Agraciado em 2003 com a distinção “Chevalier de L’Ordre Nacionale de la Legion d’Honneur”, por Decreto do Presidente da República Francesa, Jacques Chirac. Possui licenciatura em Direito pela Universidade de Coimbra; Programas de Gestão Empresarial, pela Wharton University, Pensilvânia, e de Governo Societário, pela Wharton University, Pensilvânia e University of Chicago.




Rui Moreira

Presidente, Associação Comercial do Porto