A Competitividade das Empresas e do Estado
 


 
Feliciano Barreiras Duarte
 
Secretário de Estado Adjunto do Ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares

Feliciano Barreiras Duarte nasceu em 1966. É licenciado em Direito, na menção de Ciências Jurídicas e Políticas, e está a concluir o doutoramento com uma tese sobre «Políticas Públicas e Direito da Imigração» em parceria com a Universidade Pública de Berkeley, Califórnia, EUA, onde tem o estatuto de visiting scholar. É professor de Ciência Política e de Direito nos cursos de licenciatura e de mestrado na Faculdade de Ciência Política, Lusofonia e Relações Internacionais da Universidade Lusófona.
Foi Secretário de Estado Adjunto do Ministro de Estado e da Presidência do XV Governo Constitucional (2002-2004) e Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto do Primeiro-ministro no XVI Governo Constitucional (2004-2005) e Deputado à Assembleia da República (1999-2002 e 2005-2009), tendo sido eleito na atual legislatura pelo círculo eleitoral de Leiria. É Presidente da Assembleia Municipal de Óbidos.
No XIX Governo, tutela a imigração, a modernização administrativa e a comunicação social.

 

José Fernandes
 
Partner Responsável de BPO-Resources para a Europa, África e América Latina, Accenture
 
José Fernandes é responsável pela área de serviços de BPO para o sector de Resources (energia, utilities, recursos naturais e química), para a região EALA (Europa, África e América Latina). Tem a responsabilidade de liderar o negócio de BPO de finanças, recursos humanos, formação, compras, logística, comercial, bem como soluções sectoriais. É ainda membro do comité executivo da Accenture para Portugal, Espanha e África. Colaborador da Accenture desde 1985, conta com uma experiência de mais de 26 anos em projectos de transformação e outsourcing em diversos sectores de actividade, incluindo grandes empresas industriais e de distribuição, sector financeiro, energia, utilities e recursos naturais em diversos países na Europa, África e América Latina. Foi vice-presidente da Associação Portugal Outsourcing. É licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa.



 
Alberto da Ponte
 
Presidente Executivo, Sociedade Central de Cervejas
 
Iniciou a sua carreira profissional em 1973 na Lever (Unilever/JM) em Lisboa e exerceu funções para a Unilever em vários países, nomeadamente Bélgica, Espanha e Malásia, sempre nas áreas de Marketing e Vendas.
Em 1989 assume pela primeira vez funções na área de General Management, ocupando o cargo de Administrador Delegado da Jerónimo Martins Distribuição. Posteriormente exerceu os seguintes cargos: Administrador Delegado da Cadbury-Schweppes Portugal (4 anos); Director-Geral da Lever-Elida (7 anos); Director-Geral da Fima e Unilever BestFoods (2 anos).
Em Maio de 2004 deixa o Grupo Unilever para assumir o cargo de Presidente Executivo da Sociedade Central de Cervejas e Sociedade da Água do Luso.
Profundo adepto da função social da Empresa exerce também os seguintes cargos de Membro do Conselho de Administração de Fladgate Partnership, Membro do Conselho Consultivo do ISEG, Presidente do Alumni Económicas – Associação dos Antigos Alunos do ISEG, Presidente da “Brewers of Europe” e Grão-Mestre da Confraria da Cerveja.


 
António Martins da Costa
 
Presidente do Conselho de Administração, EDP Internacional
 
Licenciado em Engenharia Civil, pela Faculdade de Engenharia do Porto, possui um MBA pela Escola de Gestão do Porto. Tem também formação executiva complementar no INSEAD, PADE da AESE e Advanced Management Program da Wharton School (Filadélfia, EUA – 2003). Em 1989 mudou para o sector financeiro, onde foi até 2003 Director Geral do Banco Millennium BCP e Administrador Executivo. Foi Director Executivo da Eureko BV (Holanda), Presidente da Eureko Polska e Vice-Presidente Executivo da PZU (Polónia), entre 1999 e 2002. Em 2003 ingressou no sector da energia, sendo Director Presidente e Vice-Presidente do Conselho de Administração da EDP - Energias do Brasil entre 2003 e 2007. Durante esse período, foi Vice-Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil e Presidente da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Eléctrica. Desde 2006 é membro do Conselho de Administração Executivo da EDP. Em 2007, assumiu as funções de Chairman e CEO da Horizonwind Energy nos EUA, tendo sido membro da Comissão Executiva do Conselho de Administração da EDP Renováveis desde a sua constituição em 2008 até 2011. Em 2009, foi nomeado Presidente do Conselho de Administração da EDP Internacional e da EDP Soluções Comerciais, tendo também o pelouro da EDP Distribuição a nível do Conselho de Administração Executivo do Grupo EDP.



Isabel Vaz
 
Presidente da Comissão Executiva, Espírito Santo Saúde
 
Nasceu no Porto mas aos quatro anos mudou- se para Setúbal, a terra natal dos pais. As indústrias fabris, concentradas nesta cidade, determinaram a escolha do curso que, aos 17 anos, veio tirar em Lisboa: Engenharia Química, no Instituto Superior Técnico.
A vida profissional foi iniciada no Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, onde preparou um doutoramento com um projecto sobre células animais. Durante dois anos foi investigadora, mas a gestão acabaria por revelar-se a sua vocação. Passou um ano pela Atral Cipan, onde desenvolveu um projecto de engenharia fabril na área farmacêutica. Em 1992, entrou na McKinsey, uma das mais importantes empresas de consultoria estratégica, onde diz ter encontrado “um ambiente de excelência” que determinou o seu crescimento profissional. Além do MBA da Universidade Nova feito em 1994, foi consultora durante sete anos, tendo liderado projectos desta empresa para a banca e seguradoras. Até que, em 1999, recebeu um convite “irrecusável” de Ricardo Salgado: delinear a estratégia do Grupo Espírito Santo para a área da Saúde. Nasceu assim a Espírito Santo Saúde, um projecto criado de raiz por Isabel Vaz, em conjunto com uma pequena equipa que teve total liberdade para escolher. Doze anos depois, a presidente da Comissão Executiva da Espírito Santo Saúde mantém a mesma vontade de vencer, a mesma capacidade de liderança e uma apaixonada entrega ao trabalho. Só no ano passado, facturou 250 milhões de euros. Dirige mais de cinco mil pessoas e 17 unidades de saúde, como o Hospital da Luz, em Lisboa.
 

 



 

Jaime Quesado
 
Especialista em inovação e sociedade do conhecimento

Francisco Jaime Quesado, Economista e MBA pela Universidade do Porto, desempenhou funções no sector privado (Grupo Amorim e AEP - Associação Empresarial de Portugal) e publico (Gestor do Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento e Administrador da Agencia de Inovação), nas quais tem coordenado a implementação de inúmeros projectos. Especialista em temáticas de Inovação, Competitividade e Sociedade do Conhecimento, das quais tem sido docente universitário, escreve habitualmente sobre estes temas na imprensa escrita. E autor do Livro O Novo Capital.



José Manuel Silva Rodrigues
 
Presidente, Carris
 
Economista, realizou, entre outras, acções de formação avançada o VI PADE, na AESE e o CEO’s FORUM no IESE (Madrid). É desde 2003 Presidente do Conselho de Administração/CEO da CARRIS, Presidente do Conselho de Gerência da CARRISTUR, Presidente da Assembleia-Geral da CEEP/APOCEEP – Centro Europeu das Empresas com Participação Pública e/ou Interesse Económico Geral, Membro da Direcção (Policy Board) da UITP- International Association of Public Transport e é também Membro da Direcção da Ordem dos Economistas. Entre 1995 e 2003 desempenhou funções em vários Conselhos de Administração de empresas de transportes, privadas e públicas, bem como em Empresas do Grupo Media Capital e entre 1991 e 1995 foi Director Geral da Direcção Geral de Transportes Terrestres e Presidente do Comité de Transportes Interiores da Comissão Económica para a Europa da ONU. Entre 1973 e 1991, exerceu a actividade de Economista, em várias entidades públicas e privadas, tendo sido Adjunto do Ministro das Finanças e do Plano dos VII e VIII Governos Constitucionais (1981/1982).
 
 



Miguel Frasquilho
 
Economista