Portugal Que futuro
 

 
António Nogueira Leite
 
Economista 
 
António Nogueira Leite possui uma Licenciatura em Economia, Universidade Católica Portuguesa. É actualmente Administrador, Reditus, SGPS, SA, desde 2002; Administrador, José de Mello Investimentos e Director-Geral (Planeamento Estratégico, Desenvolvimento e Controlo de Gestão), José de Mello, SGPS, SA, desde 2005; Administrador, Companhia União Fabril CUF, SGPS, SA, desde 2002; Administrador, Brisa, SA, desde 2002; Administrador, Efacec Capital, SGPS, SA, desde 2006; Administrador, Comitur, SGPS, SA, 2005; Administrador, José de Mello Saúde, SGPS, SA, desde 2007; Administrador, EDP Renováveis, desde 2008; Vice-Presidente do Conselho Consultivo, Banif Investment Bank, desde 2004; Presidente do Conselho de Administração, OPEX, SA, desde 2002; Membro do Conselho Consultivo, Instituto de Gestão do Crédito Público, desde 2002; Presidente da Direcção, Oceanos XXI (cluster do Mar), desde 2009; Presidente da Direcção, Comunidade Portuária de Aveiro. Foi Presidente do Conselho de Administração, Bolsa de Valores de Lisboa. É Professor Catedrático, Faculdade de Economia da da Universidade Nova de Lisboa, desde 1995. Actualmente em licença de longa duração sem vencimento (desde 2005). Membro da Direcção do IPRI, Instituto Português de Relações Internacionais, Universidade Nova de Lisboa, desde 2002.


Fernando Medina
 
Secretário de Estado Adjunto, da Indústria e do Desenvolvimento
 

Fernando Medina é, desde 31 de Outubro de 2009, Secretário de Estado Adjunto, da Indústria e do Desenvolvimento do XVIII Governo Constitucional, anteriormente, entre Março de 2005 e Outubro de 2009, foi Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional do XVII Governo Constitucional. É, desde 2003, Assessor do Presidente da Comissão Executiva e Coordenador de pesquisa e elaboração de dossiers para a captação de investimento e trabalho técnico na área de custos de contexto na Agência Portuguesa para o Investimento. Foi Adjunto e Assessor do Primeiro-Ministro para as áreas de Educação, Ciência e Tecnologia (2000-2002); e Responsável pela coordenação da recolha e síntese de informação de desempenho em todas as áreas governativas e preparação do dossier de apoio ao Primeiro-Ministro (desde Julho de 2001); e Membro do Grupo de Trabalho do Ministério da Educação da Presidência Portuguesa da União Europeia (1999-2000). Possui um Mestrado em Sociologia Económica, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, e uma Licenciatura em Economia, pela Faculdade de Economia do Porto, e agregação em Economia, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão / Universidade Técnica de Lisboa.


 
James Stewart
 
Global Infrastructure Chairman, KPMG
 

James Stewart é Chairman de Global Infrastructure da KPMG, onde ingressou em Maio de 2011. Integra a equipa global de Infra-Estruturas e em Setembro assumirá funções como Chairman da prática Global de Infra-Estruturas da KPMG. Anteriormente, desempenhou funções como CEO da Infrastructure UK (IUK) no Ministério das Finanças do Reino Unido, sendo responsável por aconselhar os Ministros em tópicos relacionados com políticas do sector das infra-estruturas e mercado de PFI (Private Finance Initiative) e PPP. Actuou como embaixador internacional do mercado UK PFI/PPP e como conselheiro estratégico de diversos Governos na definição de programas PPP. Entre 1999 e 2000, foi nomeado responsável pelo projecto financeiro europeu em Newcourt Capital, parte do Grupo CIT, tendo ajudado a estabelecer o Newcourt Capital European Project Finance Fund, o primeiro fundo institucional de dívida. Possui uma licenciatura em Química pelo Pembroke College, Oxford. É Fellow do Institute of Civil Engineers.


 




Joaquim Goes

 
Administrador, BES

Joaquim Goes é Administrador Executivo do Banco Espírito Santo, desde Março de 2000, bem como Administrador de várias Empresas do Grupo BES, designadamente ES VENTURES, e BES-Companhia de Seguros. É também Administrador da Portugal Telecom e da Glintt, Global Intelligent Technologies, SGPS, S.A.; Membro do Conselho Superior da Universidade Católica Portuguesa e Membro do Conselho de Administração da EFMA (European Financial Management & Marketing Association). Antes de ingressar no Banco Espírito Santo, foi Director do Gabinete de Estudos e Planeamento Estratégico da CIMPOR-Cimentos de Portugal, e Consultor na Roland Berger & Partner, em Lisboa e em Munique. É licenciado em Administração e Gestão de Empresas, com especialização em Marketing e Finanças, pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, e Mestrado em Gestão de Empresas pelo INSEAD, em Fontainebleau.



Maria João Rodrigues
 
Conselheira Especial junto das Instituições Europeias, Comissão Europeia
 
Maria João Rodrigues é Conselheira Especial para as Políticas Europeias junto das Instituições Europeias. Desempenha igualmente funções como Professora de Políticas Económicas Europeias no Instituto de Estudos Europeus da Université Libre de Bruxelles (IEE-ULB) e no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). É Membro do Governing Board do European Policy Centre, Bruxelas, e Membro da Administração do Notre Europe, associação criada por Jacques Delors, Paris. Foi nomeada para o Prémio Gaetan Pirou, em 1986. Entre outros títulos honoríficos, recebeu o prémio Gulbenkian Ciência e Tecnologia, em 1986; a Ordre de la Couronne de Chêne au grade de Commandeur, do Grã-Ducado do Luxembourgo pela sua contribuição para a promoção da Europa social, em 2000; a Ordem do Infante Dom Henrique, Grande Oficial da República Portuguesa, em 2003; a Légion d’Honneur – Chevalier da República Francesa pelo papel desempenhado na integração europeia e na Estratégia de Lisboa, em 2005; a promoção ao grau de Oficial pelo papel desempenhado na Presidência da UE e no Tratado de Lisboa, em 2008. Possui uma licenciatura em Sociologia pelo Instituto Universitário de Lisboa do ISCTE, três licenciaturas em Economia com diferentes especializações, pela Sorbonne, e um Doutoramento em Ciência Económica, também pela Sorbonne.


Norberto Rosa
 
Administrador, Caixa Geral de Depósitos
Norberto Rosa é Vogal do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos, S.A., desde de Outubro de 2004; Membro da Comissão Interbancária para o Sistema de Pagamentos, desde 2005; Membro do Conselho de Administração da Fundação Económica, desde 2005; Vogal do Conselho de Administração da, S.A., desde 2005; Presidente do Conselho de Administração do SOGRUPO, desde 2008; Vice-Presidente do Conselho de Administração do BPN, S.A., desde 2008; Presidente do Conselho de Administração da CAIXATEC – Tecnologias de Comunicação, S.A., desde 2008; Presidente do Conselho de Administração da Caixa – Participações SGPS, S.A., desde 2008; Vogal (não executivo) do Conselho de Administração da ZON, SGPS, S.A., desde 2008; Vogal do Conselho Directivo da Caixa Geral de Aposentações, desde 2008; Vice-Presidente do Conselho de Administração do Banco Efisa, SA, desde 2009; Membro do SEPA High Level Group, em representação dos Bancos Nacionais; Member of the Board do European Savings Banks Group e do World Savings Banks Institute. Anteriormente, entre outros cargos, foi Secretário de Estado do Orçamento, de 1993 a 1995 e de 2002 a 2004. É licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia, da Universidade Técnica de Lisboa.


Paulo Macedo
 
Vice-Presidente, Millennium bcp
 

Paulo Macedo é, desde 2008, Vice-Presidente do Conselho de Administração Executivo do Banco Comercial Português, S.A., onde até essa data era Director-Geral. É membro do Supervisory Board da Euronext N.V. desde Janeiro de 2010. De Maio de 2004 a Julho de 2007 foi Director Geral dos Impostos e Presidente do Conselho de Administração Fiscal. Iniciou a sua vida profissional em 1986, como assistente na Divisão de Consultoria Fiscal da Arthur Andersen, tendo aí desempenhado também as funções de director até 1993. Entre 1986 e 2002 foi Docente no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, no Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais e no MBA da AESE. Foi vogal da Comissão para o Desenvolvimento da Reforma Fiscal (1994 a 1996) e do Grupo de Trabalho para a Reavaliação dos Benefícios Fiscais (1997) e membro do Conselho de Orientação Estratégica sobre Economia Informal da Universidade Católica no Porto (2007). É membro do Conselho Científico da Revista de Finanças Públicas e Direito Fiscal, Referee da Revista Estudos de Gestão do Instituto Superior de Economia. É Grande Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique (2006). É licenciado em Gestão de Empresas, pelo ISEG da UTL (1986), e realizou o Programa de Alta Direcção de Empresas – AESE (2001).