
Secretário de Estado da Energia e Inovação
Desempenhou vários cargos políticos, entre os quais Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna do XIV Governo Constitucional (2000/2002), Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa do XIVI Governo Constitucional (2005/2009),Coordenador Nacional do Plano Tecnológico do XVI Governo Constitucional (2005/2009),Coordenador Nacional do Ano Europeu da Criatividade e Inovação (2009), Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa do XVII Governo Constitucional (desde 2009), Coordenador Nacional do Plano Tecnológico do XIVII Governo Constitucional (desde 2009)

João Dias (1975), Coordenador do Programa para a Mobilidade Eléctrica em Portugal e Assessor do Primeiro-Ministro para as questões económicas. Mestrado em História Económica (London School of Economics) e Licenciatura em Economia (Universidade de Lisboa). Possui também o Mestrado e a Licenciatura em Psicologia (Instituto de Psicologia de Lisboa).

É desde 2009, consultor independente, estando actualmente a monitorizar o projecto P4/5 Competizione. Entre outros, geriu com sucesso o projecto New Stratos. Adicionalmente, é consultor da Brose, multinacional alemã, estando envolvido em múltiplos projectos avançados no sector automóvel. Entre 1999 e 2009, trabalhou na Pininfarina, onde Andrea Pininfarina lhe atribuiu a responsabilidade de liderar a task force responsável pela reestruturação dos serviços de engenharia do Grupo Pininfarina. Subsequentemente, foi chamado a desenvolver o “Departamento de Projectos Especiais” como uma área da empresa dedicada aos projectos especiais e à consultoria internacional. Por fim, desempenhou funções como responsável pela gestão do departamento de Engenharia e Manufactura de protótipos. Anteriormente trabalhou na Albatech, em Turim, onde durante 3 anos foi responsável por diversos projectos avançados e inovadores na área dos veículos híbridos e eléctricos. Durante 5 anos trabalhou no Centro Técnico Internacional da Goodyear, em Luxemburgo, como engenheiro de testes. Possui uma licenciatura em Engenharia Mecânica pelo Politécnico de Torino.

Coordenador, Comité Executivo da Comissão para as Alterações Climáticas (CECAC) e Gestor do Fundo Português de Carbono

Anteriormente trabalhou 3 anos na ABB-Cidespa e 5 anos no Instituto Nacional de Industria, com responsabilidades nas áreas de Investimentos e Tecnologia nos sectores da Energia e Equipamento.

Business Development Electromobilidade, Siemens
Desempenha desde 1999 funções de Business Development na área de Sistemas de Contagem de Energia da T&D Solutions no Sector Energy da Siemens,SA. Actualmente coordena o desenvolvimento do projecto Mobi.E, na componente do Home Charging. Anteriormente desempenhou funções técnicas na Landis & Gyr, Lda e Projecontrol - Sistemas Electrónicos, S.A.. Entre 1996 e 2000, participou em projectos de referência, tais como o SIME – Sistema de Informação do Mercado Eléctrico da REN, Telecontagem na EDP, Central de Coloane “B”da CEM – Macau, entre outros. É licenciado em Engenharia da Produção Industrial, ramo Mecânica e Electrotécnica na Escola Superior deTecnologias e Artes de Lisboa e PGER – Energias Renováveis, pela Faculdade de Ciências Economicas e Empresariais, da Universidade Católica Portuguesa.

Licenciada em Engenharia de produção e mestrado em gestão e estratégia industrial com tese em “Processos de desenvolvimento de produto na indústria automóvel: Caso da VW” pelo ISEG. Frequentou o Doutoramento do Programa EDAM – “Engineering Design and Advanced Manufacturing” do MIT-Portugal. Trabalhou 4 anos (1997/2001) na Volkswagen Autoeuropa (Divisão de Planeamento de Produção e na Fábrica Piloto). Em 2001 integrou a equipa da INTELI, onde desenvolveu o projecto CEIIA e mais tarde o Centro de Engenharia do CEIIA. Entre 2001 e 2009 coordenou e participou em vários projectos, entre os quais se destacam: Programa INAUTO, criação da REDIA, Projecto P3, Grupo de trabalho GTDIA e PASA, PCT da Mobilidade e respectivo plano de acção. É actualmente Directora do CEIIA.

Luís Reis
É responsável pela coordenação do projecto da Mobilidade Eléctrica na INTELI desde o arranque em início de 2008, em colaboração com o GAMEP – Gabinete para a Mobilidade Eléctrica em Portugal e um vasto conjunto de parceiros tecnológicos e de mercado.
A formação académica inclui uma Licenciatura em Engenharia Química e um Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia, ambos no Instituto Superior Técnico. É aluno de doutoramento do Programa MIT Portugal.

Rui Avelãs Nunes
Business Development Manager para o sector Energy & Utilites, Critical Software
Desde 2009 desempenha funções de Business Development Manager para o mercado global na área de Energy & Utilities, sendo responsável pelo sector da Energia da Critical Software, S.A., empresa de engenharia de software sedeada em Coimbra, com centros de desenvolvimento em Lisboa e Porto, e subsidiárias em Southampton (Reino Unido), San Jose (EUA), Bucareste (Roménia), São Paulo (Brasil), Maputo (Moçambique) e Luanda (Angola).
É licenciado em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra e pós-graduado em gestão de projectos “PMP Best Practioner Program®”.

Desempenha funções na Mitsubishi Motors de Portugal desde 1997, e é Marketing & Product Manager e líder de projecto de lançamento do i-MiEV Electric Vehicle, na empresa desde 2009. Anteriormente foi Market Manager na Beiersdorf Portuguesa e Marketing Manager at After Sales Division na C. Santos CI. É licenciado em Engenharia Mecânica, pela Faculdade de Engenharia do Porto e possui um MBA pela Universidade Católica Portuguesa.