Observatorio EY | Competitividade
 


António Vidigal

Presidente, EDP Inovação

Ao longo da sua vasta e diversificada carreira profissional, tem trabalhado com enfoque em inovação, telecomunicações, informática e sistemas de energia. É atualmente Director-Geral do Grupo EDP, sendo responsável pela Inovação e desempenhando funções como CEO da EDP Inovação e membro da Comissão Executiva da EDP Ventures. Ambas as companhias estão profundamente envolvidas na identificação e estímulo às novas tecnologias, no domínio das Clean Tech. António Vidigal é um apaixonado pelo trabalho nas start-ups de tecnologia, tendo já desempenhado funções-chave em diversas start-ups (p.ex., Edinfor, que na altura se tornou a maior empresa de TI em Portugal, Optimus, OniWay). Anteriormente desempenhou funções como Chief Risk Officer do Grupo EDP, uma área que criou. Na Optimus foi membro da ExCom Member responsável por TI, Assuntos Regulatórios, Recursos Humanos e Serviço ao Cliente. Posteriormente, desmepenhou funções como CEO da start-up 3G OniWay. Foi o primeiro CIO da EDP, tendo consolidado 6 centros de dados e lançado a primeira geração de corporation ERPs no Grupo EDP (Billing, RH, Financeiros, etc.). Anteriormente foi responsável pela implementação do primeiro sistema nacional de controlo computorizado para o Operador Português de Sistemas de Transmissão (na altura, a EDP, e agora a REN). Publicou, até à data, mais de 100 artigos sobre tecnologia e inovação.




Daniel Bessa

Director-Geral, COTEC

Natural do Porto, é Licenciado e Doutorado em Economia, na FEP e no ISEG, respectivamente. É Director-Geral da COTEC Portugal desde 2009. Desempenha funções como Presidente do Conselho Fiscal da Bial, da Galp Energia e da Sonae SGPS.

É Vogal do Conselho de Administração da Fundação Bial. Foi Administrador do Finibanco e Administrador não executivo da Efacec, da AICEP, da Celbi e da INPARSA; Vogal do Conselho Geral e de Supervisão do BCP; Presidente do Conselho Fiscal de SPGM - Sociedade de Investimento. Foi Presidente da Direcção da EGP – University of Porto Business School (2000-2009) e docente da Universidade do Porto (1970-2009). É Economista em regime de profissão liberal.



Isabel Vaz

CEO, LuzSaúde

É licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico (1990) e tem um Master of Business and Administration (MBA) pela Universidade Nova de Lisboa (1994). Após a licenciatura, iniciou a sua vida profissional como investigadora no Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET). Em 1992, ingressou na McKinsey, empresa de consultoria estratégica de alta direção, onde foi senior consultant durante 7 anos, participando em projectos essencialmente na área da banca e seguros. Desde 1999, é Presidente da Comissão Executiva do Grupo Espírito Santo Saúde (agora Luz Saúde), liderando 9 mil colaboradores, em 18 unidades de saúde, entre as quais o Hospital da Luz, em Lisboa. Desde 2012, o Grupo que lidera gere também, em regime de Parceria Público-Privada, um hospital público - o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures. Atualmente é membro do Conselho de Faculdade da Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa. Nos últimos anos, tem realizado regularmente conferências sobre gestão em saúde, liderança, recursos humanos e sustentabilidade financeira dos sistemas de saúde, a convite de diversas universidades e outras instituições.



José Carlos Caldeira

Presidente, ANI - Agência Nacional de Inovação

É Presidente da ANI – Agência Nacional de Inovação, S.A. e o representante nacional no Conselho da ESA – European Space Agency. Até 2014, foi administrador Executivo do PRODUTECH – Pólo das Tecnologias de Produção e Diretor do INESC TEC, Laboratório Associado coordenado pelo INESC Porto. É membro do High Level Group da Plataforma Tecnológica MANUFUTURE e Chairman do seu National and Regional Technology Platforms Group. É delegado nacional do NMP+B Programme Committee do HORIZON 2020 e, desde 2012, perito em RIS3 da DG REGIO. 



João Alves

Country Manager Partner, EY

Atualmente é o responsável pela EY em Portugal. É membro líder do Comité Executivo do Account & Business Development da Região do Mediterrâneo (região MED) da EY. Ingressou na EY na África do Sul em 1985 e deslocou-se para Portugal em 1990. Possui 29 anos de experiência internacional em auditoria a empresas nacionais e multinacionais. É o representante da EY num grupo profissional de origem portuguesa que regularmente discute os assuntos técnicos pertinentes para a profissão e é membro do Conselho Superior da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas. Foi o responsável de auditoria em Portugal dos maiores clientes do escritório, com vastos conhecimentos de várias indústrias, particularmente retalho e consumo, Oil & Gas, imobiliário, automóvel e energia. Possui uma vasta experiência na auditoria de subsidiárias locais de organizações multinacionais, clientes que apresentam normalmente desafios quanto a IFRS e questões fiscais. Vários destes clientes estão listados na Euronext.  João Alves possui um Grau Honours em Auditoria e Contabilidade pela University of South Africa. É Chartered Accountant pelo South African Institute of Chartered Accounts, Registered Auditor no Reino Unido e Revisor Oficial de Contas em Portugal.



Jorge Nunes

Partner, EY

Possui experiência em gestão de projectos em vários sectores, incluindo projectos de desenho/redesenho de processos, em particular nas áreas financeiras e administrativas, projectos de implementação baseados em soluções de TI e implementação de soluções relacionadas com CRM. Durante os últimos 2 anos, foi responsável por vários projectos SOX (Sarbanes Oxley) para algumas multinacionais do ramo da Indústria, retalho, serviços e seguros. Tem colaborado com alguns dos maiores grupos financeiros de Portugal, como Partner responsável de projectos de desenvolvimento de modelos de risco crédito e risco operacional, segundo o acordo de Basileia II. A sua experiência no sector segurador inclui participação nos seguintes projectos: definição de um Plano Director para Solvência II, desenvolvimento de um RoadMap e implementação de uma solução de CRM, redesenho do processo de Gestão de Sinistros (Multiriscos habitação), implementação de um Call Center com lançamento de dois novos produtos (Automóvel e Multiriscos habitação) incluindo redesenho dos processos relacionados e integração de canais (telefone, internet, banca e seguros).



José Epifânio da Franca

Presidente, PortugalVentures

Licenciado pelo IST (1978), foi Assistente Estagiário IST (1978-1980). Em 1980 ingressa no Laboratório Central da Electricidade de Portugal (EDP), integrando a Equipa de Projecto e Conservação das Telecomunicações. Em 1981, transita para o Órgão Central de Tecnologia (Staff da Administração), onde realiza diversos trabalhos de coordenação no âmbito da rede de radiocomunicações da EDP. É doutorado pelo Imperial College of Science and Technology da Universidade de Londres (1985), no âmbito de uma Bolsa de Investigação atribuída pela British Telecom. Agregado pela UTL (1992). Fez formação Executiva no MIT em “Management of Research and Technology-based Innovation” (1992). Foi Professor Auxiliar do IST (1985), e Professor Associado do IST (1992). É Professor Catedrático do IST desde 2000. Foi Professor Catedrático Convidado da Chinese University of Hong Kong (1996-1997). É Adjunct Professor da Chinese University of Hong Kong, desde 1998. Professor Afiliado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto desde 2010. É autor e co-autor de cinco patentes internacionais do domínio dos circuitos “switched-capacitor”. Foi Secretário de Estado dos Recursos Educativos no XI Governo Constitucional. Foi co-Fundador, CEO e Chairman da Chipidea (1997-2008). Ao longo da sua vasta carreira foi ainda Administrador da MIPS Technologies Inc. (NASDAQ) (2007-2008).


José Fernandes Figueiredo

Presidente, IFD


Luís Filipe Costa

Administrador, Montepio Investimento

Luis Filipe Costa é licenciado em Economia pelo ISEG, nas áreas de Política Monetária e Relações Económicas Internacionais. 
É actualmente Administrador Executivo do Montepio Investimento, S.A. e da Montepio Capital de Risco, S.A. É ainda Administrador não executivo da “Lisgarante”, “Norgarante”, “Garval” e “Agrogarante”, bem como membro do Conselho Consultivo da “AEP”. Foi Presidente do “IAPMEI”, de 2008 a 2014, tendo sido ainda Presidente da Comissão Executiva da “Inovcapital” Sociedade de Capital de Risco, e Administrador da “PME Investimentos” Foi Director de Mercado de Capitais de 1988 a 2000 do “Crédit Lyonnais Portugal” e Director na Área Financeira no “BBVA” em 2001. Teve ainda 2 passagens pela Industria na década de 80, primeiro na “Covina” Companhia Vidreira Nacional, e depois como responsável pelo controlo orçamental da construção da fábrica da “Soporcel” na Figueira da Foz. Foi orador em diversos seminários, em Portugal e no estrangeiro, sobre Mercado de Capitais, Empreendedorismo, Garantia Mútua, Capital de Risco e Business Angels.



Luís Florindo

Executive Director, EY

Luís desenvolve a sua atividade nas áreas de Business Development e de aconselhamento em matéria de  incentivos e de relocalização de atividades/captação de investimento.Luís desempenhou durante cerca de 15 anos diversas funções na área da promoção e captação de investimento estrangeiro para Portugal, incluindo 3 anos como Administrador da AICEP com este pelouro. Durante este período acompanhou de perto e participou na negociação de pacotes de incentivos aos maiores projetos de investimento privado realizados em Portugal: refinarias da Galp em Sines e Matosinhos; nova fábrica de papel do grupo Portucel Soporcel; expansão da fábrica de pasta do grupo Altri; unidade de aquicultura da Pescanova; centros de excelência em componentes metálicos e em materiais compósitos da EMBRAER; projetos de expansão da Autoeuropa, da Continental, da CACIA (Renault), entre muitos outros. A sua experiência profissional inclui o apoio a processos de internacionalização de empresas portuguesas, tendo contactado de perto com dezenas de PME nacionais envolvidas em projetos de expansão internacional. Durante a a sua carreira assumiu diversas funções relacionadas com a análise, avaliação e contratação de incentivos financeiros e fiscais ao investimento, de que resulta uma experiência alargada com as regras comunitárias em matéria de Auxílios de Estado e com as políticas públicas em matéria de apoio à internacionalização e ao investimento. A sua carreira iniciou-se com um período de 3 anos em auditoria.



Miguel Farinha

Partner, EY

Durante os últimos anos, o Miguel geriu mais de uma centena de projectos de Due Diligence no mercado nacional e internacional, quer para investidores financeiros como para estratégicos incluindo várias aquisições para alguns Fundos de Capital de Risco mais representativos no mercado Português, nomeadamente a ECS Capital, Explorer Investments, Inter-Risco, Oxy Capital e Espirito Santo Capital. A sua experiência abrange uma multiplicidade de sectores de actividade tais como Turismo, Automóvel, Energia, Industria e Imobiliário. Nos processos recentes de privatização, geriu as equipas que prepararam os seguintes trabalhos: Due Diligence para a aquisição da Caixa Seguros pelo grupo chinês Fosun, Due Diligence para a State Grid na aquisição da REN, Vendor Due Diligence para alienação dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, Vendor Due Diligence para alienação da ANA – Aeroportos de Portugal e geriu um processo de Due Diligence na privatização da TAP. Adicionalmente geriu projectos relacionados com processos de reestruturação de divida financeira  na vertente de preparação de Independent Business Reviews, na análise e acompanhamento de tesouraria e em processos de renegociação de financiamentos com Instituições Financeiras. Recentemente, liderou as equipas que realizaram, para o Banco de Portugal, a inspecção da carteira de crédito de dois dos maiores bancos Portugueses, no contexto da implementação das medidas estruturais que constam do Plano de Assistência Económica e Financeira que Portugal assinou com a CE, o BCE e o FMI.



Miguel Cardoso Pinto

Partner, Advisory Services EY

Miguel Pinto é Partner da EY em São Paulo. Desenvolveu a sua carreira em torno da consultoria estratégica e do sector das Telcos.  Foi  responsável pelos escritórios da Strategos no Brasil e em Portugal tendo estado envolvido em projetos de diferentes indústrias desde as Telecomunicações, Varejo, Futebol, Aco, Têxtil, etc., não só no Brasil mas também em diferentes países como os Estados Unidos, Portugal, Coreia do Sul, Espanha ou Turquia. Participou em diferentes projetos associados ao tema da Inovação estratégica, com o objetivo de implementar uma abordagem sistémica à Inovação e de identificar estratégias de Inovação capazes de produzir novos e diferenciados modelos de negócio. É licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) de Lisboa, onde atualmente leciona o Módulo de Inovação na Pós Graduação "Prospectiva, Estratégia e Inovação”. , tendo finalizado a sua graduação na Université de Poitiers (Franca).  Leciona no Programa Avançado em Empreendedorismo e Gestão da Inovação de Formação de Executivos, na Católica Lisbon School of Business and & Economics.


Rui Paiva

Presidente Executivo, WeDo Technologies

Rui Paiva é o Presidente Executivo da WeDo Technologies e COO da Sonae Sistemas de Informação. É membro da Comissão Executiva da BizDirect, Saphety, SSI Sonae Serviços Partilhados e, mais recentemente, da empresa S21Sec, com sede em Espanha. Previamente a ter fundado a WeDo Technologies, em 2001, Rui Paiva desempenhou as funções de Director de Sistemas de Informação e Adjunto da Comissão Executiva da Optimus Comunicações. Antes, Rui Paiva foi Director de Departamento de Consultoria da HP Portugal, tendo passado anteriormente pela Telecel/Vodafone como Responsável pelo Departamento de Infra-estruturas, Operações e Help Desk. Rui Paiva iniciou a sua carreira profissional na Portugal Telecom, como Especialista em Telecomunicações e Informática. É licenciado em Matemática Aplicada e pós-graduado em Administração e Gestão pela Universidade Nova de Lisboa.