Ernst & Young 2014
 


Carlos Lobo

Partner, Ernst & Young
 
Foi Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais do XVII Governo Constitucional. Adjunto do Gabinete do Ministro das Finanças, António de Sousa Franco. Assessor do Gabinete do Ministro das Finanças do XIV Governo Constitucional. Coordenou o Grupo para a Introdução do Euro na Administração Pública Financeira. Coordenou diversas comissões e grupos de trabalho, de que se destacam: o Grupo de Política Fiscal Internacional do Ministério das Finanças; o Grupo de Trabalho encarregue da elaboração do Regime Fiscal Contratual do Investimento Internacional. Dirigiu a equipa portuguesa da negociação dos Acordos para Evitar a Dupla Tributação e a Evasão Fiscais Internacionais. É Presidente do Colégio de Especialidade sobre lmpostos sobre o Património da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, na qual tirou o Mestrado em Direito e o Doutoramento.


Frederico Barreto

Senior Manager, Assessoria de Gestão, Ernst & Young
 
Senior Manager da Ernst & Young, reúne 12 anos de experiência profissional. É responsável pelos serviços de Advisory no escritório do Porto da Ernst & Young. Detém uma vasta experiência em consultoria de gestão, desenvolvimento de planos de negócio, desenho organizacional e reengenharia de processos de negócio, e redimensionamento organizacional, quer numa perspectiva de análise e desenho de soluções, quer de implementação e de gestão de programa das mesmas. É especialista na área de Business Performance Services, tendo realizado diversos trabalhos de desenvolvimento de programas de transformação, quer na componente de conceptualização da estratégia na definição do modelo de eficiência operativa e também em modelos de capacidade, quer na componente de implementação. Possui um MBA pela Warwick Business School, no Reino Unido, e uma Licenciatura em Gestão, concluída no Porto.


Gil Nadais
 
Presidente da Câmara Municipal de Águeda
 
É natural de Águeda e desempenha actualmente funções como Presidente da Câmara Municipal de Águeda. Adicionalmente, é Conselheiro de Orientação Profissional no Centro de Emprego de Águeda do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Na Câmara Municipal de Águeda tem como competências a coordenação geral da actividade autárquica; a gestão de recursos humanos; competências jurídicas; a gestão económico-financeira; novas tecnologias de informação e da comunicação; gestão da qualidade; e relações internacionais. Possui uma licenciatura em Psicologia, pela Universidade de Coimbra.


José Gonzaga Rosa
 
Partner, Assessoria Financeira, Ernst & Young
 
Partner responsável pelo departamento de Transaction Advisory Services da Ernst & Young em Portugal, onde ingressou há 14 anos. Anteriormente, desempenhou funções no Barclays Bank (Londres) e no Banco de Fomento Nacional (Lisboa). As suas áreas de especialização são as de avaliação financeira e assessoria na montagem e execução de operações de aquisições e fusões e reestruturações financeiras, bem como operações de investimento estrangeiro. Possui uma vasta experiência profissional, designadamente na área de avaliação, assessoria financeira, e no apoio a processos judiciais na qualidade de perito. Possui uma licenciatura em Economia, pela Universidade Nova de Lisboa, uma pós-graduação em Gestão de Instituições e Operações Financeiras, pelo Instituto Superior de Gestão, uma licenciatura em Direito, na vertente económica e fiscal, pela Universidade Autónoma de Lisboa,uma pós-graduação em Fiscalidade, pelo Instituto Superior de Gestão, e formação em “Valuation and M&A Techniques”, pelo Gardner Group.




Luís Morais Sarmento
 
Secretário de Estado do Orçamento
 
Luís Morais Sarmento nasceu em Coimbra em 1962. Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa em 1986, concluiu o mestrado na mesma Faculdade em 1991. Foi Adjunto do Secretário de Estado do Orçamento entre 2002 e 2003, técnico assessor do Departamento de Estudos Económicos do Banco de Portugal entre 2003 e 2005, Diretor-Geral do Orçamento entre 2005 e 2010 e Diretor Adjunto do Departamento de Estatística do Banco de Portugal em 2010-2011.




Miguel Almeida
 
Director Financeiro, Câmara Municipal de Sintra


Paulo Simões Júlio
 
Secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa
 
Paulo Simões Júlio nasceu em Coimbra, em 1969, tendo sido Presidente da Câmara Municipal de Penela entre 2005 e 2011. Nesta qualidade, exerceu funções de Diretor da Agência de Desenvolvimento das Aldeias de Xisto, Diretor da Associação de Desenvolvimento Local Terras de Sicó, administrador da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, Presidente da Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego, coordenador do programa de desenvolvimento intermunicipal Provere Villa Sicó (Terras de Sicó) e membro do Conselho Regional do Centro. Anteriormente foi Diretor Geral para a Europa da empresa Marcopolo, na qual desempenhou, entre 1996 e 2005, diversas funções de direção. Licenciado em Engenharia Electrotécnica, no ramo de Sistemas Industriais, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Coimbra (1992), é mestre em Automação Industrial pela mesma faculdade (1995), tendo sido investigador bolseiro da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (1993-1995). Em 2008, foi galardoado com o Prémio Autarca Empreendedor do Ano.

Pedro Oliveira Pinto 

Presidente dos Autarcas Sociais-Democratas
 
Pedro Oliveira Pinto é Presidente de Câmara Paços de Ferreira e Presidente da Associação dos Autarcas Sociais-Democratas. É natural de Paranhos, no Porto. Foi fundador e Presidente da AJAF, Associação Juvenil Ao Futuro; fundador da Habipaços, Cooperativa de Habitação de Paços de Paços de Ferreira; Presidente do Conselho Fiscal da Associação de Estudantes do Instituto Politécnico Portucalense; Presidente da AderSousa, Associação de Desenvolvimento das Terras de Sousa; Vice-presidente da Valsousa, Associação de Municípios do Vale do Sousa; Vice-presidente da Comunidade Urbana COMURB; e Presidente da Profisousa, Associação de Ensino Profissional do Vale do Sousa. Fez frequência Universitária em Agricultura, Informática e Gestão.


Sérgio Gonçalves do Cabo
 
Advogado, PazFerreira e Associados
 
É actualmente Sócio da PazFerreira e Associados, Sociedade de Advogados. Foi Sócio fundador da Sociedade Sousa Franco, Paz Ferreira & Associados; Consultor Jurídico do Instituto Monetário Europeu e do Banco Central Europeu; e Adjunto do Gabinete do Ministro das Finanças do XIII Governo Constitucional, entre 1995 e 1998. Foi ainda membro de diversas Comissões ministeriais encarregadas da preparação de Anteprojectos de Legislação, designadamente Grupo de trabalho inter-ministerial para a análise e avaliação da situação e das perspectivas de evolução do sector empresarial do Estado. Possui uma licenciatura em Direito, pela Universidade de Lisboa, uma Pós-Licenciatura em Estudos Europeus, pela Universidade Católica Portuguesa, um Mestrado em Direito, pela Universidade de Lisboa.